segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sabor italiano, vinho e informação.


* matéria da correspondente em São Paulo, Olívia Bertolini. 


Referência na capital paulista, o Santovino vem surpreendendo. Não pela alta gastronomia, já conhecida dos paulistanos, mas pelas ações que fazem jus ao nome como WineDinners e política de preços diferenciada para alguns rótulos.Na última terça-feira (15), por exemplo, o restaurante trouxe o sul-africano Gavin Taylor, enólogo da vinícola chilena Anakena. O chef Paulo Kotzent preparou um menu especial para harmonizar com os vinhos chilenos.


Como entradas, a tártara de peixe e polvo (cozido ao vinho branco) batata e limão. O destaque da noite foi o ravióli recheado com rabada bovina (foto) servido com o próprio molho de cozimento. Servida como piatto piatto, a massa é uma revisão do típico prato romano “ La coda alla vaccinara”.


 Na sequência, o “brasato”, ou vitelo marinado e assado lentamente em vinho tinto. Os cannolini acompanhados do “latest harvest  fecharam ‘a noite.
Taylor, por sua vez, escolheu para a ocasião: Anakena Enco Reserve Chardonnay, Anakena Ona Special Reserve White Blend, Anakena Tama Carignan e Anakena Alwa.

O WineDinner deve ser repetido em outras terças-feiras, sempre com a degustação de vinhos e harmonização de pratos especiais (R$ 150,00). No próximo dia 22, haverá mais uma edição com vinhos de vários países.


Esta é apenas mais um ações do restaurante que tem o vinho na sua essência. Com o objetivo de torna-lo mais acessível aos seus clientes, o Santovino, oferece os itens de sua nova carta a preço de importadora. São 247 rótulos disponíveis no restaurante, para harmonizar com as sugestões do chef  Paulo Kotzent. Além disso, a casa conta agora com uma winestore, que disponibiliza todos os rótulos e mais algumas sugestões exclusivas para que os clientes levem para casa.

Nas redes sociais, os clientes podem ter as dicas de harmonização, além de acompanhar a agenda de ações do Restaurante.

Gastronomia em arte
O cardápio do Santovino é uma realização do chefe Paulo Kotzent, que já passou pelo tradicional Piselli. No Santovino, desde o início do ano, o chef traz um toque contemporâneo a pratos tradicionais. Uma perfeita combinação entre ousadia e respeito ‘as tradições.“Para transformar um clássico em uma revisão, também temos que estudar”, lembra Paulo. 

Neste processo criativo aliado ‘a técnica, cura e respeito ‘a tradição, há também uma bagagem emotiva. Paulo morou na Itália, onde estudou história da arte. Lá, teve um maior contato com a cultura italiana e, no retorno ao Brasil,decidiu estudar gastronomia.
Neto de italianos e austríacos, Paulo teve este mês a oportunidade de “voltar ‘a infância”. Relembrou as velhas receitas da avó e preparou pratos tradicionais com toques contemporâneos como o Goulash e o Canederli in Brodo. O resultado é um dos menus que podem ser apreciados na Settimana Della Cuccina, que começou dia 13 e vai até o próximo domingo (20). Nestes dias, os mais tradicionais restaurantes italianos de São Paulo apresentam um cardápio especial de uma região do “Bel Paese”. Paulo foi responsável pelo menu do Trentino Alto Adige.

A Settimana della Cuccina é uma das atividades da Semana da Língua Italiana no Mundo, que acontece anualmente em diversos países. É promovida pela Accademia della Crusca (a academia da língua italiana) em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores da Itália e seus órgãos no exterior (institutos italianos de cultura, embaixadas e consulados da Itália). Em São Paulo, também conta com a colaboração do ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners e da Accademia Italiana della Cucina.

 Santovino
 Inaugurado em 2011, o Santovino Ristorante é um projeto capitaneado pelo grupo A.LIFE,  dos empresários Gustavo Araujo e Alessandro Avila e Bruno Dias. Com decoração clássica e toques de modernidade, apresenta releituras contemporâneas de pratos tradicionais italianos, interpretadas pelo chef Paulo Kotzent, que comanda a cozinha desde o começo do ano. Localizada nos Jardins, a casa possui uma ampla varanda e se destaca pelo atendimento, sofisticação e o clima descontraído. A carta de vinhos também é referência no restaurante, já que possui uma adega aberta para visitação, com capacidade para 5 mil garrafas e caves particulares.

Serviço:
Endereço: Alameda Lorena, 1821/ CEP: 01424-007 / São Paulo – SP Telefones: (11) 3061-9787


Horário de funcionamento: terça a quinta-feira – 19h às 0h // Sexta – 19h à 1h // Sábado – 12h à 1h // Domingo – 12h às 18h
http://www.santovinoristorante.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário