segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"Marches Provençaux" - Feirinhas Provençais

Por Lígia Pena Costa*,correpondente na Provence. 
O "fromager" do marché de Mouries
Uma das maiores GOSTOSURAS aqui na Provence  sāo as ferinhas semanais. O famoso e tradicional "jour du marché". 


De terça a domingo acontece em cada cidadezinha o seu "marché". O calendário é o mesmo há anos. O daqui de Mouriés acontece nas quartas-feiras, que coincide com o charmoso e célebre marché de Saint Remy, onde durante o verāo francês podemos cruzar nas ruelas da cidade com atores de hollywood e com o "jet set" europeu. No verāo passado vi Sarah Jessica Parker experimentando um chapéu provençal, indispensável nos dias ensolarados da Provence.


Dia de "marché" é dia da missa, dia do encontro com amigos, dia de comprar e degustar os produtos da regiāo, de sentar num Café e pedir uma dose de Pastis (aperitivo tradicional a base de anis). Para aqueles que estāo de passagem, dia ideal para reservar uma mesa num bistrot simpático e almoçar com a calma que a Provence exige.

Nos circuitos que costumamos preparar para nossos hospedes procuramos incluir sempre um dia de feira em cidadezinhas charmosas e que estāo próximas da nossa Pousada "Le Temps des Olives"
.



Calendário dos "marchés" em cidades próximas:


  • Terça-feira: Gordes (foto), Aix en Provence
  • Quarta- feira : Mouries , Saint-Remy
  • Quinta-feira: Maussane les Alpilles
  • Sexta-feira: Eygalieres (foto)
  • Sabado: Arles
  • Domingo : L'Isle Sur La Sorgue (conhecida também pelo "marché" de antiquários que acontece no mesmo dia)



 * Ligia Pena Costa colabora com o blog Comidinhas e Outras GostosurasDepois de viver em PARIS, frequentando cursos com chefs como Alain Ducasse, formou-se pela escola do Hotel Ritz de Paris. A paixão pelo vinho e pela gastronomia, levou Lígia a viajar pela França, descobrindo os sabores, a arte e a tradição de cada região. Hoje, mora na Provence, região das oliveiras e das vinhas que fazem um « único » e delicioso rosé, numa antiga “bergerie” do século XVIII que transformou na pousada Le Temps des Olives( www.letempsdesolives.com), onde produz o próprio azeite. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário