quarta-feira, 30 de abril de 2014

CHEF WANDERSON MEDEIROS DE ALAGOAS É DESTAQUE NO FESTIVAL RIO BOM DE MESA


O Rio de Janeiro já se prepara para receber a 11ª edição do Rio Bom de Mesa. O festival acontece entre os dias 16 e 25 de maio e este ano tem como principal homenageada a cozinha alagoana. Ao todo, 19 restaurantes participam do circuito Zona Sul, Centro e Estado trabalhando para desenvolver menus temáticos no festival com o melhor dos ingredientes e receitas típicas de Alagoas.

Cada restaurante participante irá receber um chef convidado que durante o período do festival irá criar um menu ou prato principal representando um pouco da sua cozinha. O chef alagoano Wanderson Medeiros, do restaurante Picuí, está entre os confirmados e integra o circuito Centro, participando de 20 a 22 de maio, no restaurante La Sagrada Família.

Para o festival Wanderson levará toda a sua experiência do renomado Picuí, em Maceió, onde comanda a cozinha que também apresenta características da culinária típica da região. Como entrada, será preparado o Pescado com Sururu de Alagoas. O peixe é temperado com sal, semente de coentro em pó, pimenta branca e servido com quatro porções de 50g. Já o sururu recebe um tratamento especial com várias lavagens, além da retirada de todas as impurezas com técnica especial. A receita leva ainda leite de coco e água de coco proporcionando mais leveza ao prato. 

Pescado com Sururu de Alagoas criado pelo chef Wanderson Medeiros

A costelinha prensada será apresentada como prato principal e vem acompanhada de purê de jerimum. A carne passa por um processo de cozimento lento no forno, em baixa temperatura, depois é desfiada, cortada e finalizada na chapa com barbecue de mel de engenho. Já para a sobremesa será servido um clássico da casa: o sorvete de rapadura paraibana com fios de mel de engenho.
No dia 21 de maio Wanderson também ganha destaque no tradicional Jantar Beneficente que este ano acontece no Emporium Pax Jockey Club – Tribuna Social onde o chef fará um dos pratos do menu. Além do Wanderson a cozinha será completada pelos chefs Ronniely Lima, Jorge Bandeira, Guga Rocha, Jonatas Moreirae pelo Presidente da ARBL André Generoso. Na ocasião um menu especial dividido em seis etapas será montado para a noite que promete receber até 250 pessoas. Wanderson Medeiros servirá sua receita de costelinha de sol prensada servida com purê de jerimum, cebolas ao vinho e melaço.
Todas as pessoas que participarem do jantar ganharão o Prato da Boa Lembrança criado exclusivamente para o festival. A peça única é toda pintada à mão e disputada pelos colecionadores. Toda renda arrecadada na noite, vai ser revertida para o Instituto da Criança que apoia iniciativas sociais no Rio e em São Paulo, como abrigos, creches e casas de assistência a pessoas vítimas de paralisia cerebral.

Serviço:
Rio Bom de Mesa
Data: 16 a 25 de maio
Participação Chef Wanderson Madeiros
Data: 20 a 22 de maio
Jantar Beneficente
Data: 21 de maio
Local: Emporium Pax Jockey Club – Tribuna Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário