sábado, 24 de maio de 2014

Semana de gastronomia do UniCeub reúne chefs renomados como Renata Woo e Mara Alcamim.

Entre os dias 26 e 30 de maio, o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) realiza a 2ª Semana da Gastronomia, com o tema “Sabores da Copa”. O evento é aberto ao público e promove palestras e oficinas de gastronomia com chefs renomados brasileiros, como Mara Alcamim, chef do Universal Dinner, e Renata Woo.
A chef Mara Alcamim está entre as convidadas para ministrar uma das palestras durante a semana. 

Além de falar sobre o empreendedorismo, o objetivo é contribuir para que os alunos tenham uma visão real do mercado e possam adotar uma postura mais empreendedora. “Isso não é garantia de sucesso, mas com certeza diminui a margem de risco e traz ainda mais criatividade e profissionalismo ao mercado gastronômico de Brasília”, afirma.

Para Mara, o mais importante é desmistificar o glamour da profissão de chef. “Quem está começando na área precisa entender que é um trabalho extremamente pesado, no qual você se corta, se queima e se machuca. A cozinha é quente, a rotina é pesada. Nas datas festivas, quando todo mundo está comemorando, você está trabalhando para alegrar as celebrações.  As pessoas acham que ser chef é fashion. Tem que mudar a visão. Tem que fazer por amor. Só assim é possível suportar qualquer coisa”, explica. 

Além dela, as palestras ficarão ainda nas mãos das chefs Margarida Rocha Paranhos, com o tema “A arte de cozinhar com o conhecimento da gastronomia molecular” e a chef Edna Faraht, que ensinará as práticas sustentáveis de aproveitamento integral dos alimentos.

Para as oficinas de gastronomia onde alunos e comunidade poderão aprender a fazer pratos clássicos do Brasil, Argentina, Espanha e Portugal, entre as atrações está Renata Woo, um novo talento da culinária coreana, que ensinará uma receita de Churrasco Coreano preparada com contra filé fatiado em tiras, alho Brunoise, cebola pluma, óleo de gergelim, Shoyu, açúcar refinado, cebolinha Brunoise e pinga ou sakê.

A professora de Gastronomia do UniCEUB, Alessandra dos Santos, também participará das oficinas com guloseimas que vêm do cerrado até a nossa cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário