sábado, 2 de agosto de 2014

Confraria Spa do Vinho participa de corte do vinho VE 2011


Em um evento inédito, o corte do vinho VE safra 2011 foi feito com a colaboração dos 25 integrantes da Confraria Spa do Vinho. Elaborado com exclusividade pelo Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, o VE é um vinho tinto 100% elaborado com uvas Mertot apenas em safras excepcionais. Premiado como um dos melhores rótulos da D.O. Vale dos Vinhedos, foi produzido nas safras 2005 e 2008.

Para a escolha do corte, os participantes da Confraria Spa do Vinho na Távola de Maio fizeram uma degustação às cegas, conduzida pelo enólogo Adriano Miolo, na qual puderam degustar amostras do vinho em diferentes períodos de amadurecimento em barrica. “Esse é um rótulo feito apenas em anos de excelência e estamos dividindo com os participantes da confraria essa experiência sensorial única”, observa a sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt.

Durante a degustação, Adriano disse que “a escolha é um exercício de subjetividade”. Os participantes puderam degustar um vinho com 12 meses envelhido em barrica e outra amostra com 18 meses em madeira, sempre francesa de primeiro uso. Na sequência, provaram outros dois rótulos, elaborados com diferentes percentuais das amostras anteriores. Com a maioria dos votos, o corte vencedor foi o composto por uma assemblage entre o vinho envelhecido em 12 e em 18 meses de barrica. Anova safra do VE, de 2011, com apenas 5 mil garrafas, será lançada em outubro, ao preço de R$ 240,00.

Mais sobre o VE
O VE é inspirado no nome original do empreendimento Spa do Vinho: Villa Europa. Sua primeira safra foi elaborada em 2005, resultado de 8 mil mudas plantadas ao longo do Lote 41. “É um vinho Premium, vindo de um vinhedo único e próprio do Hotel & Spa do Vinho”, destaca o enólogo Miguel Almeida. A colheita das uvas é feita manualmente, com o apoio de uma equipe especializada coordenada pela Vinícola Miolo. “Seu amadurecimento ocorre em barricas de carvalho francês, são barricas de primeiro uso, respeitando a estrutura do vinho e não impactando nos taninos mais elegantes”, observa Almeida.

A Confraria Spa do Vinho
Na edição de maio, a Confraria Spa do Vinho abriu sua portas para não confrades, que tiveram a oportunidade de participar de toda a programação do evento, que incluiu palestras, visita aos vinhedos e eventos gastrômicos. A programação reuniu participantes de diversos estados, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, além de visitantes vindos de diversas cidades gaúchas.

Com 25 membros e fundada recentemente, a confraria é dedicada à produção de vinhos em sistema de condomínio que, além de produzir um merlot de comprovada qualidade, se reúnem mensalmente para participar de eventos técnicos e festivos em um dos locais mais belos do Vale dos Vinhedos, onde podem desfrutar de um luxury-hotel, além de spa vinoterápico. Mais informações sobre o Hotel & Spa do Vinho podem ser obtidas no site www.spadovinho.com.br.

Fotos: Spa do Vinho/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário