domingo, 3 de agosto de 2014

Empório Árabe celebra Dia dos Pais com ossobuco de cordeiro, cerveja libanesa e dança do ventre

Característica das cozinhas árabes, a carne de cordeiro - conhecida por sua maciez, sabor característico e alto valor nutritivo - está entre as estrelas do Empório Árabe, em Águas Claras. O cardápio à la carte da casa tem uma seção dedicada à ela, composta por 12 receitas de pratos principais que mesclam cortes especiais à tradição dessa rica cozinha. Todos, elaborados com técnicas de alta gastronomia. 
Por isso, no almoço do dia dos pais, o restaurante incrementará as opções do menu com uma nova receita de cordeiro: ossobuco especial, acompanhado de arroz bispo (enriquecido com linguiça artesanal de cordeiro, tomates em cubos e cebolinha). O prato vai à mesa harmonizado com uma cerveja libanesa pilsen Almaza por pessoa. Tudo, a R$ 52,90 (individual).
O ossobuco de boi ou de vitela é uma receita típica da Lombardia, região que tem como capital Milão. Já o de cordeiro é um prato muito nobre na cozinha árabe. Na gastronomia, essa troca entre árabes e italianos começou bem cedo. Foram os árabes, que, a partir do século IX, principalmente na Sicília, incorporaram à culinária local o açúcar, o arroz, a canela, o açafrão, a berinjela e os doces de marzipã. Além disso, transmitiram as técnicas de produção de figos secos e passas. 
Já no Empório Árabe, o ossobuco, o prato típico italiano, ganha releitura com a carne mais apreciada pelos árabes. Trata-se de um corte em rodelas do stinco, retirado da panturrilha do animal, a ponta da patela (pata dianteira). "O ossobuco de cordeiro é um prato nobre na cozinha árabe e não se pode ter pressa para fazê-lo. Aqui no Empório Árabe, por exemplo, ele passa mais de oito horas seguidas cozinhando lentamente", explica a proprietária Lídia Nasser. 

No domingo dos pais, a partir das 12h, a casa levará ao público um pouco da cultura árabe, com apresentação de dança do ventre. 

Empório Árabe
Localizada na Avenida Castanheiras, em Águas Claras, a casa oferece, desde março de 2011, uma rica mostra da cultura e da comida do Oriente Médio, agregando empório e restaurante. 
Comandada por Lídia Nasser, de família libanesa, a marca existe desde 2005. Começou apenas como empório, na praça do DI, em Taguatinga Norte, e um ano antes de se mudar para o atual endereço passou a atuar também como pequeno restaurante, com capacidade para 12 clientes. Atualmente, o restaurante tem 250 lugares distribuídos em um ambiente confortável, climatizado e decorado com motivos árabes.

O negócio segue a tradição da família, proprietária do Empório Akkar, na 25 de Março, em São Paulo. Desde 1906, há quatro gerações, a empresa oferece produtos de todo Oriente Médio para a cozinha, além de narguilés, vestuários, jogos e artigos religiosos.
Empório Árabe
Av. Castanheiras Lt. 1060, Lj. 24, Ed. Vila Mall - Águas Claras; (61) 3436-0063.
De segunda a domingo, das 10 à 0h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário