quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Flores na mesa: paisagista Claudia Dorneles dá dicas para cultivo e uso

A primavera começa, oficialmente, no dia 23 de setembro, mas a beleza das flores já está espalhada pelas cidades e também pelos restaurantes da cidade. Nas duas últimas décadas, quase ninguém, no Brasil, comia flores, mas com o crescimento da busca por uma alimentação saudável, elas começaram a atrair a atenção das pessoas. Além de bonitas, algumas espécies de flores são também muito saborosas e, quando plantadas, servem como fontes de alimentação saudável.

Neste sentido, a paisagista Claudia Dorneles, apaixonada por esse universo, desenvolveu, após longo período de estudo, técnicas de plantio orgânico de forma simples e prática, destinado a pessoas com hábitos urbanos.

De acordo a especialista, qualquer pessoa pode comer uma flor comestível e, dentre as mais populares, encontram-se a capuchinha –que possui diversas propriedades, como antibiótica, expectorante, digestiva e diurética sendo utilizadas na culinária por ter um sabor picante –, o hibisco – que é um potente antioxidante, muito usado como chá, pois estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido – e o amor perfeito – que pode ser usada para decoração de bolos e sobremesas.

Com tais flores, grandes chefs e gourmets vêem, na beleza de suas pétalas e em seus sabores sutis, grandes e deliciosos pratos como saladas, sopas, cozidos, geleias, chás e doces, sendo também usadas, em muitos casos, como condimento, uma vez que possuem sabores marcantes que dão um toque especial e marcante ao prato.

Para o plantio de flores comestíveis, a paisagista alerta que elas gostam de viver acompanhadas e assim, podem ser plantadas em conjunto com outras ervas aromáticas, porém, vale ressaltar que, para darem frutos, devem estar em um ambiente ensolarado, com no mínimo 4h de sol direto, por dia.

Já com relação a terra para o plantio dessas plantas, Claudia sugere o uso de substrato orgânico e vasos, preferencialmente, de cerâmica ou fibra de coco, pois eles mantém a umidade e garantem uma boa drenagem “O ideal também é mantê-la sempre limpa, tirando folhas e flores velhas com um podãozinho e, principalmente, apreciando-as com carinho, as plantas adoram atenção e podem oferecer um bem-estar imensurável”, conclui.

Claudia Dorneles
Telefone: (61) 9120-2585/ (61) 9914-9160
Brasília-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário