sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Santa Fé Bar resgata o samba de gafieira às quartas-feiras

O Santa Fé Bar de Águas Claras trouxe para a capital federal um pedacinho do Rio de Janeiro com o projeto cultural Samba de Gafieira. As apresentações acontecem toda quarta-feira e quem comanda é o sambista carioca Marco Chelles que vai apresentar um repertório de clássicos de Martinho da Vila, Alcione, Jorge Aragão, Leci Brandão e Zeca Pagodinho.

O Santa Fé Bar de Águas Claras lança esse projeto para resgatar a cultura e dança de gafieira. O proprietário Eder Nogueira conta que o objetivo é fazer as pessoas voltarem a dançar e a valorizar nossa cultura. “Nosso Bar foi inspirado nos botequins paulistas dos anos 60, temos tudo a ver com samba e queremos homenagear os sambistas da época,conta.

Chelles que começou a cantar com 17 anos, leva o samba como religião e afirma com todas as letras que “samba é vida”. O sambista parente do compositor Altair Veloso e filho de músicos diz que sua conexão com o samba é de berço. Ele explica que a gafieira surgiu no Rio como um ritmo urbano e sensual para dançar acompanhando. “A gafieira tem um estilo meio malandro. E tem esse nome porque era onde as classes mais humildes faziam os bailes para dançar. É uma música histórica e muito nossa”, destaca o músico.

Com um ritmo sincopado e de dois tempos fortes, o samba é uma mistura de gêneros, surge a partir do Lundu, da Polca, da Habanera, do Maxixe e do Tango. “Do maxixe podemos dizer que nasceu o passo básico do Samba de Gafieira”, diz Chelles que é o responsável por reunir um repertório rico e divesificado para as noites de quarta-feira.“Queremos agradar o público da dança, o público da velha guarda e os jovens, vai ser muito gostoso.

Serviço:
Samba de Gafieira no Santa Fé Bar em Águas Claras
Dia: Toda Quarta-feira
Horário: A partir das 21h
Entrada: R$10Mulher e R$ 20 Homem
Endereço: Av. Araucárias - Lote 1325, Ed Real Quality Águas Claras-DF
Telefones: (61) 3382-1719|3567-6056|7812-2697|7813-3350
Informações: (61) 9826-0474 (Whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário