quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O chef dinamarquês vai ministrar uma verdadeira aula show sobre a sua gastronomia contemporânea que mescla receitas nórdicas com ingredientes do cerrado

No dia 6 de dezembro o chef Simon Lau vai participar do Mercado Mundi em Brasília! O premiado cozinheiro dinamarquês vai ministrar uma verdadeira aula show sobre a sua gastronomia contemporânea que mescla receitas nórdicas com ingredientes do cerrado. Simon vai ensinar duas preparações de um dos pratos mais típicos da Dinamarca, o smørrebrød. "O sanduíche aberto feito tradicionalmente com pão preto e variadas coberturas é onde a Dinamarca mais se expressa gastronomicamente, sendo inclusive conhecido como Prato Nacional", explica Simon.

Nas mãos do chef do Aquavit, o smørrebrød ganhou versões exclusivas. Além da técnica utilizada por Simon, os ingredientes brasileiros, principalmente os do cerrado, proporcionaram sabores únicos ao prato. Durante o Mercado Mundi, o dinamarquês vai ensinar como preparar duas receitas de smørrebrød. A primeira será a do smørrebrød de boeuf tartar e guariroba, um dos preferidos de Simon. "Um bom smørrebrød tem que ser apreciado primeiro com os olhos e esse de bouef tartar é lindo", conta o dinamarquês. Nesta preparação, a combinação da carne com a guariroba (palmito amargo típico do cerrado) é única. O tartar é feito de filet mignon e servido no pão preto com manteiga, além da guariroba e da gema de ovo orgânico. Decorado com caviar e alcaparras, é finalizado com flor de sal e pimenta do reino. "Uma explosão de sabores", diz. A segunda receita ensinada pelo chef será a do smørrebrød de batata com maionese de tucupi, cebola frita e flores de jambú. O sanduíche aberto típico dinamarquês é a nova aposta do chef Simon Lau em seu estabelecimento recém-inaugurado no Jardim Botânico de Brasília: o Simon Lau Smørrebrød. Durante o dia, aos sábados e domingos, a cozinha do restaurante Aquavit transforma-se em uma venda de smørrebrød. A casa é a única no Brasil a se especializar nessa preparação.

O prato remonta a época dos vikings na Dinamarca, e junto com a batata, no início da revolução industrial, o pão preto com gordura de porco vira a base da alimentação da nova classe operária. Logo ganhou popularidade e passou a ser apreciado por todas as classes sociais. Sua primeira versão foi bem simples, mas logo a receita ganhou opções mais elaboradas pelas mãos de grandes chefs. Nos anos 20 a Dinamarca ficou famosa pelo smørrebrød, que virou uma especialidade do país.

A aula show do chef Simon Lau será realizada às 17h no Bloco Gastronomia, com capacidade para 40 pessoas. A entrada para o Mercado Mundi é franca e as Inscrições das atividades serão realizadas no local. Mais informações pelo site www.mercadomundi.com.


Sobre o Mercado Mundi - O Mercado Mundi é um evento surpreendente e inovador voltado totalmente ao setor de alimentação, com uma programação intensa dedicada aos sabores nacionais e internacionais. O objetivo é proporcionar um momento único para que as empresas e fornecedores de gastronomia, profissionais do setor e o público possam descobrir as tendências e os novos conceitos em alimentação. O evento vai acontecer nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Centro Universitário IESB.

SIMON LAU NO MERCADO MUNDI
Data: 06/12
Horário: 17h
Local:Centro Universitário IESB
Entrada franca, inscrições no local

Nenhum comentário:

Postar um comentário