quinta-feira, 12 de maio de 2016

Chefs Olivier Anquier e Izabela Braga temperam o Mercadinho do Brasília com aulas shows e bate papo com o público


Bonjour! O próximo Mercadinho do Brasília chega esbanjando a simpatia e o inconfundível sotaque francês de Olivier Anquier. Em parceria com o Brasília Show Gastronomia, o chef-restaurateur abre a programação de aulas-shows da 16ª edição do evento, que terá também a antenada chef Izabela Braga em uma cozinha especialmente montada para que os dois craques da gastronomia passem dicas e receitas deliciosas ao público. E tem mais... A feirinha mais charmosa da cidade dá boas-vindas ao friozinho que está chegando com duas oficinas de botânica. Em uma das aulas estará em pauta as encantadoras orquídeas, plantas que demandam cuidados e cujos segredos serão revelados pela engenheira agrônoma Daiane Rauber Falqueto. Na segunda oficina, as suculentas, plantinhas que vivem muito bem em ambientes internos e externos, no verão ou no inverno, terão uma hora reservada somente a elas. E como o frescor do outono é propício para comidinhas saborosas, nas barraquinhas um banquete de hortifrútis orgânicos e delícias que deixarão o sábado, 14 de maio, mais colorido e gostoso. O público poderá aproveitar tudo isso a partir da 9h, a área externa do Brasília Shopping – entrada em frente à W3. A entrada é livre!


A partir das 11h, na cúpula norte do Brasília Shopping, Olivier cozinha e conversa com os fãs sobre a culinária e os segredos de um bom prato, abrindo as oficinas gastronômicas do dia. Olivier dispensa apresentações, mas poucos sabem que a história de amor dele pelo Brasil e pelos brasileiros é temperada a mudanças e realizações de sonhos. Morando no país há mais de três décadas, antes de se instalar em São Paulo e trazer para a cidade as delícias de uma boulangerie, Anquier foi modelo de alta costura e teve restaurantes no Ceará e em Santa Catarina.
Chef Olivier Anquier.
Daí em diante, o chef adotou definitivamente o Brasil e não parou mais. Inquieto e visionário, sempre que pode, viaja mundo afora em busca de novidades, aventuras e sabores. As descobertas são, aos poucos, reveladas no programa Diário do Olivier, no GNT. No mesmo canal, Olivier também está à frente do Cozinheiros em Ação, reality com provas especificas nas quais os participantes são desafiados a preparar pratos temáticos com ingredientes do dia-dia. O chef também já lançou cinco livros e recebe pessoalmente os clientes nas duas unidades de seu restaurante em São Paulo, o L’entrecôte d’Olivier, um modelo pioneiro que virou sucesso de público e de crítica.

Às 14h, Izabela Braga assume as caçarolas e a cozinha do Mercadinho do Brasília. Consultora gastronômica e personal chef em alimentação nutritiva, Bela trabalha em soluções criativas para uma alimentação natural e saborosa. Assim, atende pessoas que querem aprender a cozinhar de uma maneira saudável, melhorando técnicas para impressionar naquele jantar especial. “Quando falo em 'alimentação saudável' ou 'alimentação natural' não me refiro à culinária vegetariana, vegana ou restritiva. O que proponho é uma cozinha simples, dinâmica, eventualmente sem glúten, feita com alimentos frescos, mas sem perder a praticidade”, pontua. Multimídia e vaidosa, a chef é conhecida pelos turbantes coloridos e vibrantes que usa para cozinhar. Bela tem 14 mil seguidores no Facebook e usa as redes sociais para dar dicas, receitas e recomendações. Na aula-show, ela fará um prato com ingredientes escolhidos nas barraquinhas do Mercadinho. As aulas-shows são gratuitas e senhas serão distribuídas no balcão de informação do Brasília Shopping (veja informações no serviço).

Chef Izabela Braga.
Colorindo maio
Aqueles que não abrem mão de ter um pequeno jardim são unânimes: as suculentas são próprias para pessoas que não têm o “dedo verde” nem dispõem de muito tempo para cuidar de plantas que podem se acomodar em qualquer espaço, seja ele casa ou apartamento. Nas duas oficinas do Mercadinho – às 9h e 13h - a engenheira agrônoma Daiane Rauber Falqueto dará orientações sobre como os apaixonados por espécies decorativas, como as suculentas e as orquídeas, podem permitir que elas cresçam fortes e tenham condições necessárias para viver por muito tempo. “As condições climáticas do Brasil são muito variadas. Em locais úmidos, as suculentas podem ser regadas uma vez por semana, no verão, e uma vez por mês, no inverno. Em invernos secos, como o de Brasília, é diferente” adianta. É que a espécie apresenta raiz, talo ou folhas engrossadas, característica permite o armazenamento de água durante períodos prolongados e em quantidades muito maiores do que nas plantas normais. “As orquídeas são mais delicadas. As encontradas na natureza têm características distintas das híbridas. Na oficina, vamos dar dicas sobre cultivo, luminosidade, irrigação e adubação para floração”, adianta. As oficinas são totalmente gratuitas. Um presente do Brasília Shopping ao público (mediante inscrição no local).

Música pra você
E como o dia pode ficar ainda melhor com música, a atração cultural do Mercadinho do Brasília será a Índigo Trio. O som da banda, que na verdade é um encontro de três jovens brasilienses influenciados pelo jazz, passeia por arranjos e interpretações pessoais em um repertório repleto de canções brasileiras, standards do jazz e canções pop internacionais. Com a formação voz, piano e baixo, a Índigo Trio é formada por Mavi Dutra, Filipe Togawa e Lucas Fernandes.

Além das oficinas de botânica e da música dos talentos da cidade, o Mercadinho do Brasília estará recheado com produtos gastronômicos que aquecem ou refrescam o outono/inverno da cidade. Barraquinhas com frutas, hortaliças e verduras orgânicas, sucos naturais e desintoxicantes, vinhos, pães integrais, geleias e um menu variado para agradar todos os paladares e manter a saúde em dia. Tem também frutas desidratadas, castanhas, temperinhos, antepastos e flores para embelezar a vida.

PROGRAMAÇÃO 15º MERCADINHO DO BRASÍLIA: 

9 às 15h - Feirinha orgânica/vegana/natural

9h às 10h - Oficina de Orquídeas com a engenheira agrônoma Daiane Rauber Falqueto - Limite 20 alunos - (inscrições no local)

10h às 11h – Apresentação da Banda Índigo Trio

11h - Aula show com Olivier Anquier - aberta ao público, na cúpula norte do Brasília Shopping. Entrada livre e gratuita sujeita a limitação de 120 participantes.

14h - Aula show com Izabela Braga - aberta ao público, na cúpula norte do Brasília Shopping. Entrada livre e gratuita sujeita a limitação de 120 participantes.

Senhas serão distribuídas no Balcão de Informações do Brasília Shopping no dia 14 de maio, às 9h para a aula-show com Olivier e às 12h para a aula-show com Izabela. Estarão disponíveis 120 lugares para o público em cada oficina. A aula show será transmitida pelo telão do centro de compras também. Quem não conseguir senha para assistir sentado, terá a possibilidade de acompanhar bem de perto e ao vivo.

13h às 14h - Apresentação da Banda Índigo Trio

14h às 15h – Oficina de Suculentas com a engenheira agrônoma Daiane Rauber Falqueto - Limite 20 alunos - (inscrições no local)
- Playlist – Lucas Hamu ao longo do dia. - Playlist – Lucas Hamu ao longo do dia.

Serviço:
MERCADINHO DO BRASÍLIA
Local: Área externa do Brasília Shopping – em frente à entrada principal (W3 Norte)
Data: 14 de maio, de 9h às 15h.
Entrada livre e gratuita
Mais informações para o público: (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário