sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Choperia Pinguim celebra 80 anos de história


Marca paulistana serve o chopp Antarctica, o mais famoso do país e tem menu comemorativo com petiscos clássicos


Choperia Pinguim. Foto: Telmo Ximenes.
Em clima de comemoração de 80 anos, a Choperia Pinguim contabiliza inúmeras histórias e, até mesmo, algumas lendas acerca de seu chopp – o mais famoso do país. Com quatro operações espalhadas pelo Brasil, a marca paulistana celebra a trajetória com alegria e chopp gelado. A data especial conta com um exclusivo cardápio de petiscos que marcaram a história da casa nas décadas passadas, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h.

Entre os destaques do menu está a deliciosa Parma Giana à Palito, recheada com presunto parma e queijo provolone. Para acompanhar os deliciosos petiscos e refrescar o calor brasiliense, o público pode saborear entre as diversas opções geladas, dois clássicos: o mini chopp, com 150ml de líquido e 50ml de creme; e o inigualável Maracanã, copo especial com 300ml de líquido e 90ml de creme. Em breve, mais itens clássicos irão fazer parte deste menu comemorativo. 
Costela suína defumada com mandioca frita. Foto: Telmo Ximenes.


No cardápio diário da casa, os pratos queridinhos são a costela suína defuma servida com mandioca frita, e as famosas iscas de tilápia empanadas com farinha panko. Os clientes também podem escolher entre outras diversas opções, como pizzas, tábuas de frios e pratos quentes.

Há pouco mais de um ano em Brasília, a casa coleciona números expressivos, por mês são vendidos 15 mil litros de chopp. No balanço mensal, são contabilizadas 40 mil tulipas servidas, equivalente a 300 barris de 50 litros. Os barris vêm direto da fábrica da Antárctica em São Paulo, e ao chegarem em Brasília, requerem um tratamento especial para garantir sua melhor conservação, qualidade e sabor.

História do Pinguim

Choperia Pinguim. Foto: Telmo Ximenes.
Em meados da década de 30, Ribeirão Preto, interior de São Paulo, diversificava suas atividades e já mostrava vigor após o crash da Bolsa de Nova York, em 1929, que tirava poder mas não o charme da capital do café. Um imponente prédio, o Edifício Diederichsen, um dos principais do interior do Brasil, estava sendo construído no coração da cidade. Antes da inauguração oficial deste marco arquitetônico de Ribeirão, em 1937, um misto de bar com choperia abria suas portas no térreo do edifício em acabamento, no dia 29 de agosto de 1936, sem grande alvoroço, bem na esquina das tradicionais ruas Gal. Osório com Álvares Cabral, ali nascia a Choperia Pinguim.

Iscas de tilápia empanadas com farinha panko. Foto: Telmo Ximenes.
Aos poucos, o Pinguim foi crescendo e tornando-se conhecido pela qualidade do líquido servido, pelo bom atendimento, por seus pratos especiais, por lendas e pelos personagens que o frequentam. Desde o início, muitos mitos já cercavam o Pinguim, o novo ponto turístico da cidade, que recebia desde artistas e esportistas, a políticos e presidentes da República. A marca ampliou seus horizontes, passando a ser conhecida também no exterior, difundindo a famosa história do “chopeduto”, que ligava a casa até a cervejaria Antárctica, localizada a algumas quadras.

Sobre a Choperia Pinguim

Com mais de oito décadas de história e sucesso, a Choperia Pinguim celebra recebe em Ribeirão Preto, cerca de 1 milhão de clientes por ano e chega a vender neste período, aproximadamente 3 milhões de tulipas de chopp. Os números cresceram ainda mais com a inauguração de unidades em Belo Horizonte e Brasília. Ao longo de décadas de sucesso, o Pinguim continua habitando a memória e o coração de seus clientes com o chopp mais apreciado do país e sua tradicionalíssima comida de boteco.

SERVIÇO:
Local – Espaço Gourmet do Parkshopping

Telefones – (61) 3042.1070
Site – www.pinguimochopp.com.br
Horários de funcionamento – Das 11h à 1h da manhã
Preço médio por pessoa – R$ 60,00
Acesso para deficientes – Sim
Acesso wireless – Do Shopping
Estacionamento – Do Shopping
Lugares/capacidade total – 250 lugares
Valet/manobrista – Do Shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário