sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

VINHOS PARA O VERÃO

Restaurantes Lake’s e Bartolomeu indicam rótulos refrescantes para o calorão

O verão no Brasil vai até o dia 20 de março. Ainda temos muito tempo para aproveitar as delícias dessa estação, seja à beira mar ou na piscina. Há quem desfrute dessa estação saboreando a famosa cervejinha ou drinques característicos, como a caipirinha. Mas para os amantes do vinho, acreditem, existem rótulos que harmonizam perfeitamente com essa época. De acordo com Luciano Alves, sommelier do restauranteBartolomeu (409 sul), a acidez presente no vinho branco dá uma sensação de frescor, ideal para os dias quentes.  E dá uma dica: rótulos com aromas cítricos e florais são mais jovens e ainda mais leves. Veja alguns rótulos indicados pela casa:










Ramirana Gran Reserva - Vinho chileno, doce e de corpo médio. É refrescante graças a uma acidez crocante, o que contribui para um final persistente e limpo, no qual as notas cítricas e florais aparecem. Acompanha todos os tipos de carne, especialmente carne de porco, cordeiro e pratos picantes;




Chateau de Pourcieux Rosé – Vinho francês, dominado pelo frescor, equilíbrio e elegância. Revela aroma de frutas brancas, como o pêssego. Ideal como aperitivo e como acompanhamento de carnes brancas e saladas com frutas vermelhas.













Santa Martina  - Vinho italiano, com aroma fresco e perfumado com notas florais e cítricas.  Ideal para acompanhar frutos do mar e queijos frescos.










Grey Single Block – Vinho chileno, de estrutura rica e acidez equilibrada, deixa um final de boca fresco e suave, onde predominam aromas frutados. Harmoniza com pratos da cozinha italiana, frutos do mar e carnes brancas.



O proprietário do Lake’s Restaurante (402 sul), Zeli Ribeiro, explica que os vinhos que permitem uma temperatura de serviço mais baixa, entre 8ºC a 12ºC, são os ideais para essa época do ano. “Brasileiro gosta de vinho mais frio, mas é preciso tomar cuidado para não extrapolar. Quando servido muito gelado, os aromas da bebida ficam mascarados”, alerta. Alguns rótulos sugeridos por ele são:
Dádivas Chardonnay Lídio Carraro -  Vinho brasileiro envolvente pelos seus intensos aromas de frutas tropicais de abacaxi e melão, e ainda frutas como pera e maçã, flores brancas como margarida e acácia, e elegantes notas minerais. Este Chardonnay, considerado um dos melhores do Brasil, combina perfeitamente com massas, risotos, frutos do mar, carnes grelhadas e queijos leves.

Tinto Negro Torrontes – Vinho argentino que apresenta um frescor no nariz e maior acidez em boca, ao contrário da maioria dos exemplares dessa uva, que traz sensação de vinhos mais doces. Um vinho excelente para se apreciar à beira da piscina ou do mar, enquanto o churrasco não sai! Harmonização: Peixe fresco grelhado, sushi, sashimi, ceviche de peixe branco.

Sofia Garcia 
Schwaderer- Pinot Noir 2012 –– vinho chileno com aromas de pimenta do reino com cogumelos e morangos frescos. Assim é Sofia , a alegria, a frescura e elegância, mistura perfeita para desfrutar com família e amigos. Pode servir com carnes vermelhas magras, sopas, como canja de galinha e queijos brancos (camembert e brie).

Serviço:

Restaurante Bartolomeu

Endereço: 409 sul bloco C Loja 6
Horário de funcionamento: Terça a Sexta, das 12 às 15h e das 17h às 0h. Sábado das 12h às 0h e domingo das 12h às 16h.


Lake’s Restaurante

Endereço: 402 sul bloco C loja 15
Telefone: (61) 3323-1029
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 12h às 0h e domingo das 12h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário