quarta-feira, 17 de maio de 2017

Restaurante Universal recebe Jantar dos Amigos da Boa Lembrança

Além da anfitriã e chef Mara Alcamim, o festim contará com os talentosos chefs Nilson Favacho (Oliver/DF) , Auricélio Romão (Fernando de Noronha/PE) e César Santos (Olinda/PE)


O Restaurante Universal, localizado na 210 Sul em Brasília, recebe, pela primeira vez, o Jantar dos Amigos da Boa Lembrança. Durante o encontro, marcado para o próximo dia 25 de maio (quinta-feira), das 20h às 23h, a chef Mara Alcamim cozinhará ao lado de renomados chefs do país, também integrantes da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Será uma rica mistura de culturas e sabores, e quem ganhará com isso é o público, é claro.
A brigada da cozinha será composta por Mara Alcamim (Restaurante Universal – Brasília/DF), Nilson Favacho (Oliver – Brasília/DF), Auricélio Romão (Restaurante Varandas e Cacimba Bistrô – Fernando de Noronha/PE) e César Santos (Oficina do Sabor – Olinda/PE). O menu do jantar magno será apresentado em quatro etapas, cada um delas dirigida por um dos chefs. Todos os pratos serão harmonizados com vinhos brasileiros, a R$ 220,00 por pessoa. O valor inclui um prato exclusivo da Boa Lembrança, edição especial.
O chef Auricélio Romão abrirá a noite com a entrada Trio Mar de Noronha: Ceviche, Pastel de Lagosta Bruno Gagliasso e Polvo Sensorial, harmonizados com o espumante Arte Brut Método Champenoise da Casa Valduga.
O primeiro prato será assinado por Nilson Favacho. Ele servirá Pirarucu grelhado com purê de cará, vinagrete de feijão manteiga e crispy de couve, harmonizado com o vinho Leopoldina Terroir Chardonnay da Casa Valduga.
Na sequência, o segundo prato – uma das especialidades da chef Mara Alcamim e também um dos mais pedidos no Restaurante Universal: Carne de lata com mexido de linguiça, molho de cajuzinho do cerrado e maionese preparada pela mãe da chef. Ele será harmonizado com o vinho Leopoldina Terroir Merlot da Casa Valduga.
Para finalizar, uma sobremesa com trio de doces feitos pelo chef César Santos. Batizado de Ta Ta Tapioca, é composto por Pudim de Tapioca com Caramelo de Coco, Bolinho de Tapioca Sonho e Sorvete de Tapioca, tudo isso harmonizado com Espumante Ponto Nero Moscatel.
Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança
A Associação do Restaurantes da Boa Lembrança, como o próprio nome indica, reúne os melhores restaurantes e chefs do Brasil – aqueles que deixam, realmente, uma boa recordação e, é claro, desejo de voltar. Atualmente, ela conta com 93 integrantes. Dentre eles, cinco estão localizados em Brasília, como o Restaurante Universal e o Oliver.
Para ser um associado, o restaurante precisa atender a alguns critérios. Entre eles, oferecer uma comida de reconhecida qualidade, um ambiente diferenciado, ter estabilidade e funcionar há, no mínimo, três anos com os mesmos sócios. Além disso, o chef tem de estar sempre presente no estabelecimento e participar dos congressos anuais da Associação.
Os chefs participantes também devem criar, a cada ano, pratos exclusivos para a Associação. Ao saborear a elaboração, o cliente ganha um Prato da Boa Lembrança, fabricado em louça especial, com desenho original e muito requisitado por colecionadores.

Os chefs
Chef Mara Alcamim – Restaurante Universal (Brasília/DF)
Foi numa viagem a Nova York para fazer um curso de fotografia que Mara Alcamim apaixonou-se definitivamente pela gastronomia e trocou o hobby pela profissão. Autodidata, ela está sempre em busca do novo e comanda uma cozinha criativa, com temperos marcantes e mesclas inesperadas de sabores, que agregam ingredientes regionais e importados, elaborados com técnicas da alta cozinha.
Em suas viagens pelo mundo, faz questão de conhecer as feiras livres dos lugares que visita e sempre acaba voltando para casa com uma ideia diferente.
Atualmente, dedica-se exclusivamente à cozinha do Restaurante Universal, em Brasília, que está completando 20 anos. Inaugurada em 12 de dezembro de 1997, a casa – membro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança – é um marco gastronômico da capital federal, considerada um das mais irreverentes e autênticas da cidade.
Em sua cozinha contemporânea, a cada dia, a chef Mara Alcamim busca se aproximar da simplicidade dos sabores afetivos, que costuma chamar de “Comida de Verdade”. Uma mostra disso é a utilização de ingredientes frescos e orgânicos, além de releituras de pratos que lembram as receitas das avós.
A chef Mara Alcamim está sempre presente na casa, faz questão de ir às mesas, e só se ausenta para eventos fora de Brasília relacionados à gastronomia ou para as gravações do Comida de Verdade – uma websérie apresentada pela chef brasiliense, no portal de notícias Metrópoles (www.metropoles.com). O projeto, que estreou em 3 de junho de 2016, já conta com duas temporadas e oferece aos internautas um roteiro saboroso que vai além dos restaurantes luxuosos e menus sofisticados.  A terceira temporada entrará no ar em breve.
A casa e sua chef contam com vários prêmios, concedidos por veículos especializados em gastronomia. Mara foi eleita chef do ano pela Veja Brasília Comer & Beber, em 2011, 2008 e 2007, e pela revista Gula, em 2008 e 2007. Em 2009, foi considerada a melhor chef de cozinha de Brasília também pela Veja Comer & Beber. Recentemente, em 2014, conquistou o título de Melhor Chef do Ano pela revista Encontro Gastrô – O melhor da Cidade, na edição de Brasília.  Em 2015, venceu a 2ª edição do Prêmio Nacional Dólmã como Melhor Chef do Distrito Federal. E este ano foi a chef convidada para representar a culinária de Brasília na edição do MasterChef Brasil dedicada à culinária da região Centro-Oeste. A história do Restaurante Universal está no livro Sabor Universal (Editora Senac).

Chef Auricélio Romão - Restaurante Varandas e Cacimba Bistrô (Fernando de Noronha/PE) O Chef Auricélio Romão, potiguar, que já brilhou nas cozinhas dos restaurantes da Pousada Zé Maria e da Maravilha, hoje comanda duas das casas mais badaladas de Fernando de Noronha, em Pernambuco: o Restaurante Varandas e o Cacimba Bistrô. Este último fica localizado na Vila dos Remédios.
Auricélio adotou a paradisíaca ilha de Fernando de Noronha como sua casa há mais de dez anos, e explora ao máximo as cores da gastronomia brasileira, executando pratos que se misturam ao contexto daquele balneário. Dentre suas especialidades estão frutos do mar acrescidos a ingredientes regionais. Por isso, é fácil encontrar em seu cardápio pedidas que envolvem jerimum, macaxeira, pimentão, banana e outras frutas da terra. Tudo reunido de maneira caprichada e talentosa.
Quem já foi ao Varanda mais de uma vez, sem dúvida se deparou com o chef circulando pelo salão e batendo um papo com os visitantes. A proximidade com os clientes é outra característica marcante que promete durar por longos anos.
Fora das margens de Fernando de Noronha, ele soma convites para festivais gastronômicos e consultorias de cardápios. Além disso, destacou-se na elaboração do novo cardápio do restaurante Arikindá, na Pousada Praia dos Carneiros, situada no Litoral Sul de Pernambuco.

Chef César Santos - Oficina do Sabor (Olinda/PE)
César Santos foi um dos primeiros a desvendar os segredos da culinária do Agreste e do Sertão pernambucano. Ao lado da mãe, dona Edelvita César, ele mexeu muita massa de bolo quando criança, na Casa Amarela, bairro popular do Recife, onde nasceu. Na adolescência, passou a morar com a sua irmã Edineide e o cunhado Alcino, no bairro da Ribeira, em Olinda. Foi na Cidade Patrimônio da Humanidade que o chef, aos 23 anos, começou a colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos nos vários cursos feitos no SENAC e que, somados a sua bagagem autodidata, o revelou para o mundo como um nome forte da gastronomia pernambucana, assinando receitas consagradas, técnicas apuradas e universais.
O restaurante Oficina do Sabor veio em 1992, mas como consequência de um trabalho desenvolvido com a ajuda das irmãs Edneide e Gracinha, na década de 1980. O trio iniciou um pequeno negócio de comida congelada, que em seguida se transformou em um serviço mais elaborado, desenvolvendo eventos e banquetes no estado. Atento às oportunidades, apostou em concentrar os seus esforços em um restaurante. Desde então, há 23 anos, o seu tempero tem endereço fixo, no bairro do Amparo, em Olinda.
Ao longo de sua carreira, César desenvolveu um estilo particular de recriar pratos com base em ingredientes bem conhecidos dos nordestinos. O jerimum, o queijo coalho, a carne de sol, o charque e a macaxeira foram vistos com outros olhos e ganharam novos preparos. Sua larga experiência com as panelas e a criatividade aguçada, capazes de envolver todos os sentidos de quem prova os seus pratos, o ajudaram a descobrir novas possibilidades para a culinária tradicional, transformando-o no grande embaixador da gastronomia pernambucana.
O nome do chef César Santos ganhou ainda mais projeção quando o Oficina do Sabor passou a fazer parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, ao lado de outros que primam pela excelência e promovem a diversidade e peculiaridades regionais do país. César também ocupou a presidência da associação, cargo que exerceu até 2010. Pelo mundo, o empenho do chef em divulgar a cultura local o levou a representar Pernambuco e o Brasil em países como França, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Emirados Árabes, Itália e Portugal. Em terras lusitanas, em especial, César tem uma relação muito íntima com o país. Além de visitá-lo com frequência e manter muitos amigos por lá, ele também é responsável pela experiência gastronômica dos que voam entre Lisboa e o Nordeste. Desde 2009, assina todos os pratos da Classe Executiva da TAP, nos voos partindo ou com destino ao Recife, Natal, Fortaleza e Salvador.

Chef Nilson Favacho – Restaurante Oliver (Brasília/DF)
Nascido em Belém (PA), o chef Rosenilson Favacho Garcia veio para Brasília em 2005. Nilson Favacho, como assina profissionalmente, é formado em gastronomia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e Instituto Argentino de Gastronomia (IAG), e pós-graduando MBA em Gestão de Segurança Alimentar e Gestão de Cozinha na Faculdade Estácio de Sá. Sempre preocupado com a qualidade dos alimentos e a boa culinária, também é Técnico em Nutrição, além de ser especializado em cozinha indiana na escola Perfect Cookery Class, em Nova Delhi, Índia.

Desde 2005, comanda a cozinha do restaurante Oliver, no Clube de Golfe de Brasília, e, além de chef, responde pela coordenação técnica de Boas Práticas de fabricação de alimentos. Metódico e detalhista, sua função é garantir a máxima qualidade de tudo o que é servido na casa.
Nesses 12 anos de Oliver, Nilson Favacho é o responsável pela criação de diversos pratos de sucesso da casa, como o Risoto Cítrico, muito pedido pelo público feminino do Oliver, e também da novidade deste ano da Boa Lembrança: o Pirarucu Santarém. "A escolha do prato é uma homenagem as minhas raízes paraenses. O prato une dois ingredientes conhecidos no norte do país: o pirarucu e o feijão manteiguinha, também conhecido como manteiguinha de Santarém", comenta o chef.
Jantar dos Amigos Boa Lembrança - Restaurante Universal Em 25 de maio (quinta-feira), das 20h às 23h, no Restaurante Universal (CLS 210, Bloco C, Loja 18, Asa Sul, Brasília-DF. Convite: R$ 220,00 – Jantar em 4 etapas, harmonizado com vinhos brasileiros, com direito a um Prato da Boa Lembrança – edição especial. Reservas: (61) 3443-2089.

Nenhum comentário:

Postar um comentário