quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Natal na Provence

* Colaboração Lígia Pena-Costa, correspondente na Provence.

Dezembro chegou e com ele o espirito natalino provençal. As Igrejas já decoradas com suas lindas crèches, presépios feitos de personagens de argila; e os célebres santons de provence, pequenos santos fabricados a mão por artesões locais, uma tradição que remonta da idade média. 

Após a Revolução Francesa quando foram fechadas várias igrejas e proibida a missa de meia noite as famílias cristãs transferiram para suas residências o presépio e como forma de descaracterizar a cerimônia cristã do nascimento de Jesus elas introduziram no cenário da Natividade personagens típicos representando cenas do dia a dia do vilarejo, como o padeiro, o pastor de ovelhas, lavadeiras, e, lógico, a manjedoura aguardando a chegada do Menino Jesus.


Mas nāo ha dúvida que o ingrediente mais importante no Natal provençal é a comida!! Dai a tradição dos deliciosos Marchés de Nöel, feirinhas de Natal que tem início no fim de novembro em vários vilarejos da região e vai até o dia de Natal. 


É hora de abastecer a dispensa e a geladeira com ostras, lagostas, faisões, lebres, o delicioso foies gras e a trufa negra do Luberon. O marché de truffes acontece nas últimas semanas de dezembro no vilarejo de Menérbes e Rognes e em Richerenches, maior da Europa, toda sexta-feira de novembro a janeiro.

E sem esquecer da grande "vedete" francesa das festas de fim de ano - o champgne! Nāo importa onde você esteja, ela estará presente no brinde da vida!!!

FELIZ NATAL!!!!
* Ligia Pena Costa colabora com o blog Comidinhas e Outras GostosurasDepois de viver em PARIS, frequentando cursos com chefs como Alain Ducasse, formou-se pela escola do Hotel Ritz de Paris. A paixão pelo vinho e pela gastronomia, levou Lígia a viajar pela França, descobrindo os sabores, a arte e a tradição de cada região. Hoje, mora na Provence, região das oliveiras e das vinhas que fazem um « único » e delicioso rosé, numa antiga “bergerie” do século XVIII que transformou na pousada Le Temps des Olives( www.letempsdesolives.com), 
 produz o próprio azeite. 

Um comentário: