quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Le Temps des Olives L'huile nouvelle est arrivée ! O novo azeite (2013) chegou!

* Por Lígia Pena-Costa, correspondente na Provence. 

Mouriés e Maussane les Alpilles vivem da produção do azeite de oliva, o "ouro verde". Os azeites produzidos aqui recebem a classificaçāo AOP du Vallée des Baux de Provence ( Apelaçāo de Origem Protegida) que garante a confiabilidade da origem do azeite e o seu controle de qualidade.

No final do mês de novembro inicia-se a colheita. As famílias "metem a mão na massa": pai, mãe, filhos , amigos e alguns turistas voluntários passam o dia nos campos onde é comum ver mesas de pique nique montadas no meio das oliveiras para a pausa do almoço, onde no menu jamais faltará o vinho, o pão , o queijo e delicias da região.


Quem nunca ouviu falar do célebre cantor Charles Aznavour? Ele como vários outros filhos dessa região, cultiva no seu maravilhoso refúgio, em Mouriés, sua parcela de oliveiras e produz seu próprio azeite.Em Mouriés ainda podemos visitar moinhos originais com visita guiada, degustação de azeite e outros produtos derivados como a famosa "tapenada" (pasta de azeitona).
No Château d'Estoublon, produtor de vinho e azeite da regiāo, podemos comprar o azeite produzido por eles engarrafado em elegantes frascos de perfume design Dior e Chanel. Um luxo!!!!
http://www.moulinsaintmichel.com
http://www.masdelatapi.com
http://www.moulincoop.com/

* Ligia Pena Costa colabora com o blog Comidinhas e Outras GostosurasDepois de viver em PARIS, frequentando cursos com chefs como Alain Ducasse, formou-se pela escola do Hotel Ritz de Paris. A paixão pelo vinho e pela gastronomia, levou Lígia a viajar pela França, descobrindo os sabores, a arte e a tradição de cada região. Hoje, mora na Provence, região das oliveiras e das vinhas que fazem um « único » e delicioso rosé, numa antiga “bergerie” do século XVIII que transformou na pousada Le Temps des Olives( www.letempsdesolives.com), onde produz o próprio azeite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário