sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A Picccolo Emporium, primeira salumeria italiana da cidade, abre as portas hoje (24) em Águas Claras

Um espaço dedicado ao preparo e venda de embutidos e outros produtos, como bacon, presunto, salsichas, terrinas, galantinas, patês e confits, a salumeria é uma novidade por aqui. Parte do repertório de garde manger de um chef, uma salumeria se caracteriza por vitrines ou mostradores transparentes, geralmente com refrigeração, onde se expõe os produtos à venda para o público.

Esta é a proposta da mais nova casa capitaneada pelos chefs Ville Della Penna e Luiz Beto, que abre as portas hoje, sexta, (24) a partir das 18hs, (soft open para fornecedores e parceiros), em Águas Claras. Misto de restaurante e empório, o Piccolo Emporium trata-se de um lugar onde pode ser encontrado desde um café expresso e porções para um lanche rápido até pães, frios,  deliciosas pizzas e requintados pratos da tradicional cozinha italiana.

Todos os pratos e produtos são vendidos por quilo e poderão ser degustados no local ou embalados para viagem. O restaurante funcionará no Shopping Vitrini, em Águas Claras, mas os produtos também poderão ser encontrados brevemente em franquia no Plano Piloto.

Cardápio de dar água na boca

A primeira salumeria italiana de Brasília oferecerá, além de três tipos de massas prontas, cinco tipos de massas artesanais para o cliente levar para o preparo em casa, e quatro tipos de molhos. Outro diferencial da casa é a parte da massa (fetuccine) cortada na hora, onde o cliente escolhe os ingredientes para complementar o prato, que depois recebe uma quantidade generosa de molho e vai ao forno.

Também novidade em Brasília, a casa servirá a Pizza Ai Taglio (em pedaços), uma massa de pizza com fermentação natural, cujo resultado é uma massa crocante e de fácil digestão (ela não pesa no estômago). O formato da pizza é longo, e o cliente tem a opção de escolher o tamanho do pedaço, entre os quatro sabores ofertados todos os dias.

Além das pizzas ai taglio e da massa fresca gratinada na hora, também será oferecido um cardápio que os italianos chamam de MERENDA ANTIPASTI, que pode ser uma opção para jantar mesmo ou um happy hour de fim de tarde. A Merenda antipasti é apresentada em tábuas de madeiras, com queijos, embutidos, antepastos, pães e geleias à escolha do cliente.

No balcão, na parte da salumeria em si, o cardápio trará pratos como In salata panzenela  (pão italiano amanhecido no azeite especial, tomate fresco, alface americana, alcaparras e queijo pecorino); Involtini de Zuccine (enroladinho de abobrinha e queijo ricota fresca); Sardela (pasta de pimentão vermelho); Alichela (pasta de aliche e salsa);  Tomaliche  (pasta de tomate seco e aliche);  Peperoncito  (pimentão sem pele com recheio de farofa de pão italiano);  Rotolo de manzo (contra filé recheado com fritata de alecrim); Porchetta (leitão curado e recheado com ervas).

O cardápio variado inclui ainda pães especiais, como croissants, além de receitas italianas tradicionais e com o toque gourmet do chef Ville, como verdura sot'oglio (legumes e verduras assados no azeite italiano)  fritata di rosmarino (omelete assado com perfume de trufas, queijo fresco e alecrim),  pollo al limone (filé de frango ao molho de limão siciliano),  pollo al cacciadore (frango assado ao molho vermelho), Peche ai erba ( filé de peixe com manteiga de ervas)e Cibolle rinpieri (cebola recheada com creme de queijo pecorino e farofa de pão italiano).

Nas prateleiras poderão ser encontradas ainda: manteiga de ervas, manteiga de vinho barolo, geleias e doces. Para a sobremesa, Cassata (bolo tradicional siciliano, com frutas), Canolli (doce italiano com recheio de ricota fresca), Panna cota e Tiramisu.

Na parte dos embutidos, o Piccolo Emporium não fica nada a desejar para as originais salumerias italianas: serão três tipos de salames, Presunto italiano San Danielle, Presunto italiano parma, Pancceta (barriga de porco curada); Coppola (um tipo de coppa lombo), quatro queijos italianos e quatro queijos nacionais.
Todos os frios e embutidos serão vendidos no quilo, mas o cliente terá a opção de escolher tábuas montadas na hora, com preços variados.


Sobre os chefs

Ville Della Penna -  Com formação na Itália, estudou no ICIF – Itália (Instituto Italiano de gastronomia e enologia para estrangeiros). Premiado com 14 importantes prêmios nacionais, é chef membro da FIC (Federação Italiana de Chefs); membro da AIGS (Academia Italiana de Gastronomia Histórica) e  da RISTOWORLD ITALIA, importante associação italiana de gastronomia.  Trabalhou em vários restaurantes estrelados em Roma e região da Umbria, na Itália. De volta ao Brasil, trabalhou nos restaurantes do grupo Jorge Ferreira; foi Chef executivo do Governador do Estado do Tocantins e Chef executivo responsável pelo cardápio para eventos do Palácio da Alvorada durante o mandato do Presidente Lula. Mais recentemente, foi Head chef FIFA durante os jogos da Copa do Mundo em Brasília.

Chef Luís Berto - Formado em Engenharia Civil pela UNIUBE (Univ. de Uberaba MG), Luiz Beto estudou Gastronomia no IESB, onde se formou em 1998, passando a atuar como Chef de Cozinha do Salão de Festas Solar Uberaba desde então. Após exercer simultaneamente as atividades de engenharia e chef por 16 anos, decidiu se dedicar integralmente a sua paixão pela gastronomia, onde além de tocar a cozinha do buffet, também ministra cursos no Espaço Gourmet localizado no Salão Uberaba.

Serviço:
Inauguração Piccolo Emporium
Data: sexta (24) para convidados (soft open) e funcionamento para público a partir de sábado (25)
Horário de Funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 22h; sábados e domingos das 9h às 22h
Endereço: Vitrini Shopping, loja 192 – Águas Claras - DF
Tel.: (61) 3797-1644


Nenhum comentário:

Postar um comentário