quinta-feira, 23 de março de 2017

Flamenco, música e gastronomia no Instituto Cervantes


# O bailarino espanhol Ángel Rojas prepara tortilhas enquanto dança em um espetáculo conhecido como Spanish Omelet

# Segunda-feira, 27 de março, às 19h, Entrada franca

O Instituto Cervantes será palco de uma inusitada performance que combina dança, música e gastronomia, a Spanish Omelet. Muito comum nas ruas da Europa, principalmente na Espanha, a prática é a união do flamenco contemporâneo com a cozinha mais tradicional espanhola, representada pela tortillha. Funciona assim: o bailarino de flamenco Ángel Rojas dança pelo Instituto Cervantes, entre o público, enquanto amassa batatas, corta cebolas e prepara o prato, acompanhado pela cantora espanhola Rocío Bazan e um violonista. Na performance não há palco e nada pré-estabelecido, tudo vai acontecendo sem qualquer ensaio. "É uma experiência cujo a intuição é a protagonista e que coloca o espectador imerso na performance", define Rojas.

No Spanish Omelet, Ángel Rojas busca a conexão com a cultura espanhola por meio da dança e da música, que vão desde a colheita da batata ao preparo da iguaria. A início da perfomance é conduzido por Rocío Bazan, com as músicas cantadas durante a colheita do tubérculo na Espanha. Em seguida, é hora de dar início a receita: Rojas dança enquanto corta a cebola. Esse momento, segundo o bailarino, é considerado o de maior emoção de toda a performance. "É dado rédea livre à emoção, à compreensão da cozinha e do flamenco como ações de limpeza quase terapêuticas e libertadoras".

Enquanto a cebola é cortada, a voz de Rocío, acompanhada do violão flamenco, dão o clima à mistura dos ovos - previamente cozidos - com as batatas, originando a tortilha. "É precisamente neste ponto que a verdadeira comunhão entre arte e culinária começa, chegando ao fim quando coalha a tortilha, marcando uma explosão de sensações que remete a uma grande festa", descreve Ángel Rojas.

O bailarino e coreógrafo é um dos expoentes da dança espanhola e conhecido por mostrar uma nova dimensão dentro Flamenco, criando espetáculos que misturam componentes da dança contemporânea com a tradição dos bailados espanhóis e a gastronomia. Quatorze espetáculos e uma infinidade de projetos paralelos tornaram Rojas e Rodríguez precursores do Novo Balé Espanhol e bailarinos premiados. Em 2016, Ángel Rojas foi indicado como melhor bailarino do XIX Premio Max de las Artes Escénicas, um dos prêmios de arte mais importantes da Espanha.

Rojas já se apresentou em países como Holanda, Bélgica, Portugal, Chipre, Inglaterra, China,  Alemanha, França, Grécia, Rússia, Letônia, Polônia, República Tcheca, Itália, Finlândia, México entre outros. Em 2012, Rojas e Rodríguez estiveram no Brasil, com o espetáculo "Cambio de Tércio". Atualmente, os bailarinos estão com a montagem "Titanuim", na qual misturam dança espanhola, Flamenco e Hip Hop.

Saiba mais sobre Ángel Rojas

Rojas nasceu em Madri, em 1974. Começou na dança com 16 anos. São muitas as colaborações e participações em espetáculos de grandes nomes da dança, como Antônio Canales e Carmen Cortés, em 1993. Em 1994, ingressou no Balé Espanhol, companhia de José Antonio Ruiz e em 1995 montou, junto ao bailarino e coreógrafo Carlos Rodríguez, a companhia que mudaria os rumos das apresentações de Flamenco, a Rojas y Rodríguez Compañía, onde acumulou prêmios. De lá até hoje foram mais de 20 espetáculos produzidos. Em 2001, Rojas y Rodrígues criam o "Fury", um programa para a Televisão Pública Norte-americana (PBS Public Broadcasting Station), com a seleção de suas melhores coreografias e uma elenco de 24 bailarinos e 13 músicos. O programa foi exibido em fevereiro e março de 2002 em mais de 18 cidades americanas, entre elas Nova Iorque, Miami, Boston, Chicago e Filadélfia. Fruto do sucesso, Ángel cria a marca Ángel Rojas Project, no qual desenvolve criações autorais de espetáculos.
Em 2013, se torna Diretor Artístico da Gala Flamenca para o Festival de Flamenco de Londres e Estados Unidos. Em 2015, Ángel Rojas dirige a primeira edição do Festival Flamenco Madrid que contou com a participação de artistas importantes, Merche Esmeralda, Carlos Rodríguez, Manuel Liñan, Jesús Carmona, Rocío Bazán entre outros muito, recebendo reconhecimento da crítica e do público, marcando o início de uma nova jornada.

Sobre Rocío Bazán

Rocío Bazán é uma da cantoras de maior destaque da sua geração. Foi vencedora do prestigioso Prêmio "Jóvenes Flamencos” del Festival del Cante de las Minas y el galardón de La XII Bienal de Arte Flamenco de Sevilla. Rocío tem atuado em diversos teatros da Espanha, como o Teatro de la Maestranza, de Sevilla, o Calderón de Madrid, o Palau da Música de Barcelona, alé de vários festivais de flamenco pela Europa.


Serviço
Spanish Omelet com Ángel Rojas e Racío Bazán
Data: segunda-feira, 27/03
Horário: 19h
Local: Instituto Cervantes - 707/907 Sul
Entrada franca
C.I: livre
Informações: 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário