sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Eu Chef oferece degustação de queijos e vinhos neste sábado (26/8)

Queijos típicos de região italiana produzidos no DF e tintos do Chile e de Portugal poderão ser apreciados pelo público, das 12h às 13h30

A Eu Chef Alta Gastrô (408 Sul) promove, neste sábado (26/8), das 12h às 13h30, uma degustação de queijos e vinhos aberta ao público. Serão servidos quatro queijos artesanais típicos da região de Apúlia, na Itália, produzidos aqui mesmo, no Distrito Federal, pelos italianos Andrea Attanasio e Simone Musio, donos da Apulia Queijos e Mozzarella Artesanais Italianos. A harmonização ficará por conta de dois rótulos de vinho tinto originários do Chile e de Portugal.


Apulia levará seus quatro principais produtos: a tradicional Burrata Pugliese, uma mozzarella de leite de vaca recheada com massa fresca e creme de leite fresco; ricota cremosa; o verdadeiro provolone artesanal; e mininozinhos de mozzarella fior di latte (mozzarella de leite de vaca em formato de cereja), que, na degustação, virão acompanhados de tomate cereja ao molho pesto.
 
Para completar o menu da degustação, a Eu Chef oferecerá queijo parmesão da Trem Minas. Essas delícias serão harmonizadas com dois vinhos selecionados pela distribuidora Trilix: o chileno Winemaker's Secret Barrels e o português Encostas do Bairro. O sommelier Alexsandro Venturin irá acompanhar o evento.

Da vinícola Viña Punti Ferrer, o Winemaker's Secret Barrels não leva esse nome à toa: o vinho é tinto, mas as uvas são secretas, assim como as safras e as regiões em que é produzido. Condição estabelecida pelo enólogo Raimundo Azócar para que sua preciosa criação fosse engarrafada. Com cor vermelho rubi intenso, possui aromas de frutas vermelhas como cerejas e amoras, além de toques de caramelo, baunilha e chocolate ao leite. Encorpado, ele é fácil de beber e possui taninos de alta qualidade. Além do preço acessível – a outra condição imposta por Azócar para a venda.

Já o Encostas do Bairro vem da região portuguesa de Tejo. Tinto, o rótulo vem de um casamento perfeito entre as uvas Castelão, Trincadeira, Preto Martinho e Camarante. Seus aromas lembram frutas maduras. O sabor encorpado, macio e equilibrado, por sua vez, combina com aperitivos como queijos leves.

Queijos artesanais

Foi a vinda de dois italianos da região de Apúlia para Brasília – há um ano e meio, por ocasião do casamento de um deles – que deu origem à Apulia Queijos e Mozzarella Artesanais Italianos. Produzidos em uma fazenda no Sol Nascente, área rural de Ceilândia, os queijos e as mozzarellas da marca são artesanais e preparados de forma manual, sem o auxílio de maquinário.

Os amigos Andrea Attanasio e Simone Musio importaram da Apúlia, onde já atuavam no ramo de queijos, as técnicas de fabricação. No início, faziam apenas pequenas encomendas que surgiam aos poucos, além de exposições dos produtos em feirinhas de alimentação.

“Lá na Itália, também fabricávamos sorvete artesanal. Mas, aqui, decidimos trabalhar com os queijos porque eram produtos que não existiam no DF. Não havia algo parecido, com a tradição de lá. E a receptividade foi ótima. As pessoas gostam porque são saudáveis, não têm conservantes e estão sempre frescos, pois não trabalhamos com estoque”, conta Andrea.

Mas, antes que a qualidade máxima do produto fosse atingida, os empresários tiveram que driblar alguns obstáculos. O primeiro deles foi encontrar um produtor de leite de primeira. Assim, eles chegaram à fazenda em Ceilândia, onde também tiveram de lidar com o clima brasiliense. “Tivemos dificuldade com a temperatura daqui. Brasília é mais quente e tem pouca umidade. Já a Apúlia é úmida o ano todo, então, fizemos vários testes. Por outro lado, encontramos um leite com mais qualidade. Ao final, atingimos o mesmo padrão, utilizando a mesma técnica”, garante Andrea.

E o negócio segue dando certo. A produção, que era de dois litros por dia, saltou para a média de 200 a 300 litros diários. Hoje, a empresa ainda trabalha com encomendas e entregas em casa, mas também fornece para 20 restaurantes da cidade e revende para estabelecimentos gastronômicos como a Eu Chef, num total de cinco pontos entre as Asas Sul e Norte.

Degustação de queijos e vinhos da Eu Chef - Alta Gastrô
Neste sábado (26/8), das 12h às 13h30
SCLS 408, Bloco D, Loja 11, Brasília – DF; (61) 3554-2636 ou (61) 3554-2637.

Nenhum comentário:

Postar um comentário