A segunda edição do Food Truck Day vem ainda mais completa do que a anterior. O evento, que acontecerá de 7 a 10 de setembro no estacionamento 4 do Parque da Cidade, já reúne mais 130 atrações, entre trucks, - caminhões, trailers e bikes - de gastronomia, feira de artesanato, shows e entretenimento para adultos e crianças. E para quem pretende investir no segmento, o evento terá uma programação voltada aos negócios.
De 2015 pra cá, o número de food trucks cresceu seis vezes, somente em Brasília. Hoje são mais de 800 trucks licenciados empregando duas mil pessoas. O desenvolvimento exponencial no segmento é reflexo de vários fatores que tem aquecido a economia local e preencheu uma lacuna herdada pela crise que o país vem passando.
A gastronomia de rua reinventando o mercado
A perda do trabalho formal e a dificuldade de voltar ao mercado tem feito da gastronomia de rua um segmento promissor e que vem se profissionalizando, mas estes não são os únicos fatores que impulsionam este crescimento. Segundo o secretário do Trabalho, Thiago Jarjour, o mercado está se reinventando. "Os restaurantes mais conceituados viram nos food trucks uma possibilidade de sobressair a crise, o El Negro, o Olivae, o Geleia são cases de sucesso que retratam muito bem isso. Quando viram o movimento de suas lojas fixas caírem eles investiram nos trucks e hoje são referências".
Em 2015, quando Jarjour assumiu o cargo, a Associação Brasiliense de Food Trucks (ABFT), que já pressionava o Governo do Distrito Federal (GDF) para regulamentar a profissão como atividade trabalhista, logo teve sua solicitação atendida e o resultado foi positivo. "Hoje, depois deste crescimento brusco, acredito que o mercado vai dar uma estagnada e o segmento tende a se profissionalizar. Quem não se preparar dificilmente vai se estabilizar", afirma o secretário, que apoia o evento e o fomenta o empreendedorismo.
Restaurantes X Food trucks
Para criar um ambiente de concorrência saudável e justo, a secretaria criou algumas regras para que os food trucks possam exercer suas atividades sem pagar os mesmos impostos altos que os donos restaurantes pagam em suas lojas fixas e sem que estes restaurantes sejam prejudicados pelo novo segmento. Os food trucks pagam aluguel de área pública que varia de 600 a 1200 reais por mês, dependendo do tamanho do truck, mas não podem exercer suas atividades a menos de 200 metros de restaurantes ou estabelecimento de alimentação comercial.
O SEBRAE-DF, mais uma vez, participa ativamente do maior evento de food trucks do DF com assessoria para quem quer entrar na área. Para quem já está, mas quer impulsionar o seu negócio, nutricionistas, chefs renomados e consultores de áreas específicas estarão disponíveis para dar dicas.
Gastronomia:
Hamburgueria do Cheff
Hamburgueria 061Crepe Voyage
El Gomez
O bucaneiro
Raf Hamburgueria
Bavarian
Banzos
Wok
E Massa
Frooz Ice Cream
Geleia
Al Arab
Tomei na Kombi
La Donna
Angus
Espettos
Apetit Natural
Kombeira
Caldeirão e Petisco
Tapioca da Lu
N&N Pipocas Gourmet
Digão Hamburgueria
Cozinha Romanzini
Acarajé da Edinha
Artesanal Burger
Magrellita Cervejas
Quero Mimo
Cultura:
Shows
TomaROCK: projeto com bandas autorais de Brasília.Rock na Ciclovia com as bandas: Sandro X, Sannara, Humbold, Navan, Branda, Trinato, Coloonia
Diversão:
Lazer ao ar livre, espaço kids com teatro, brinquedos infláveis e oficinas
Artesanato:
Expo Mães e Amigas – Feira de moda e artesanato com mais de 100 expositores
Food Truck Day
Data: 7 a 10 de Setembro
Hora: Das 10h às 22h
Local: Estacionamento 4 do Parque da Cidade
Entrada gratuita
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