O sucesso
de um empreendimento em tempos como os de hoje, de crise hídrica e destruição
do meio ambiente, está intimamente ligado ao gerenciamento de práticas sustentáveis, que pensem em formas
de aproveitar e reaproveitar a matéria prima e a mão de obra de maneira eficaz.
Quando o negócio está dentro da gastronomia, o desafio é ainda maior, pois para
garantir o bom desempenho, a empresa precisa pensar em combater todo tipo de
desperdício: de água, comida, de produção, de espera, de entrega.
Na série, Luciana Félix explica que combater o desperdício no setor gastronômico é uma prática que, se bem aplicada, não apenas contribui para manutenção do meio ambiente, como também pode aumentar os lucros do empreendimento. Entre as dicas, Luciana fala controle de qualidade 5S (senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina), compras, controle de estoque, entre outros temas. “O desperdício é um fator determinante no setor gastronômico, ele deve ser mensurado e combatido em suas diversas manifestações” afirma a consultora. “A taxa de mortalidade de empreendimentos é muito grande, a lucratividade é baixa e muitos estabelecimentos ainda precisam entender quais as suas fontes de desperdício e como combatê-lo. Desta forma será possível aumentar a lucratividade sem aumentar o faturamento bruto”, completa.
Sobre Luciana Felix - Atuando há
quase 20 anos como consultora, com experiência em gerenciamento de alimentos e
bebidas, Luciana Félix é chef de
cozinha e ministra cursos de gerenciamento para equipes de empreendimentos
gastronômicos. Ela já foi instrutora do Senac-DF na área gastronômica e tem
experiência em rede de franquias de fast-food.
Sobre a Cazarrara
– A empresa de consultoria busca promover a qualidade em todos os setores
dos estabelecimentos de alimentação para que haja satisfação de empresários e
clientes, aumentando, desta forma, a lucratividade e credibilidade de
empreendimentos gastronômicos. Para isso, a empresa oferece serviços, como:
cursos de barista, confeitaria, de garçom, de pães artesanais, de salgados, de
atendimento ao cliente; treinamentos de formação para gerentes, em boas
práticas na manipulação de alimentos; gestão e gerenciamento; coaching para
líderes e empreendedores; elaboração de cardápios, de fichas técnicas com
cálculo CMV e de manual interno; formação de franquias; implantação de
cafeterias, de fast-food, de restaurante; supervisão operacional; planejamento
estratégico; gerenciamento de estoque.
Serviço
Curso Combate ao desperdício em
restaurantes
Cazarrara -
Assessoria para Restaurantes
Quem tiver interesse, pode acessar à série Combate ao Desperdício pelo
link: https://www.sympla.com.br/curso-de-combate-ao-desperdicio---cazarrara__238018
Nenhum comentário:
Postar um comentário