“Receitas que alimentam a alma” compila cores, sabores e
aromas das culinárias brasileira e portuguesa que guardam temperos e segredos de família
Arroz de bacalhau com brócolis |
O livro “Receitas que alimentam a alma”, de Eduardo Mina, reúne textos poéticos que contam breves histórias dos autores de cada uma das iguarias que recheiam a obra. Com tiragem de três mil exemplares, o livro é divido em seis temas, que inspiraram cada um dos sabores: família, amor, fé, alegria, tradição e estrugido. Ao todo, são 48 receitas entre bolos, carnes, sobremesas, sopas, saladas e, ainda, 18 histórias de personagens que revelam seus segredos culinários. Além de ser uma sugestão de leitura para os amantes da gastronomia, ainda possui foco social. O total arrecadado com a venda do livro será doado à Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer Infantil (APFCC), núcleo de apoio no Hospital Infantil Darcy Vargas.
Filho de portugueses, Eduardo Mina montou seu projeto inspirado pelo costume de reunir a família em torno da mesa nos almoços e jantares, que além do paladar, agregam momentos de vida. Motivado por estes episódios, documentou a origem e as histórias que inspiraram cada um daqueles sabores. “A ideia do livro surgiu em volta da mesa, ao degustar Arroz de Bacalhau, receita da tia ‘Zeza’, portuguesa, que vive no Brasil desde os 12 anos de idade. Tive o insight de que seria lamentável se aquele prato não pudesse ser provado pelas futuras gerações da família. Naquele momento decidi convidar parentes e amigos para apresentarem suas receitas e histórias, reunidos na cozinha, em meio a conversas, choros e risadas emocionantes. Investimos um total de R$ 150 mil na formatação da obra, com uma atenção especial à qualidade visual, com lindas fotos”, comenta Mina, explicando sobre os bastidores da publicação.
Mistura de sabores
A característica geral dos pratos é a sutileza do preparo. Trata-se de um mix de receitas, desde as mais fáceis de fazer até algumas mais complexas, passando pela típica comida de bar, aos doces e as mais tradicionais que podem ser servidas no almoço ou jantar. Seus nomes, por vezes, revelam a autoria do prato, como o “Pudim aerado da Nilde” ou o “Bolo de mel da Júlia Madeirense”. Outros despertam a curiosidade, como a “Sopa do cavalo cansado” ou o “Bacalhau dos romeiros”.
A praticidade permite que homens e mulheres, com mais ou menos experiência na cozinha, possam fazer as receitas do livro. Chama atenção ainda o projeto gráfico, que foi cuidadosamente elaborado. As ilustrações da obra aguçam todos os sentidos, revelam a beleza artística de cada receita e dão cores e formas para ingredientes e pratos.
Segunda edição
A expectativa do autor Eduardo Mina é lançar, já em 2015, a segunda edição do livro. O diferencial será a forma de coletar as histórias e receitas, não mais em família e, sim, por meio da colaboração dos leitores. O interessado em ter sua receita publicada deve entrar no site www.receitasquealimentamaalma. com.br, preencher um formulário e enviar a receita completa, com quantidade de ingredientes e tempo de preparo, além de uma história que tenha relação com o prato.
As receitas/histórias serão selecionadas de acordo com o enredo da próxima publicação, que deve agregar personagens de todos os cantos do país. A fase de seleção terá duração média de um ano e as receitas e narrativas mais inspiradoras poderão fazer parte deste projeto.
O “Receitas que alimentam a alma” pode ser adquirido por meio do site www.receitasquealimentamaalma. com.br. O coquetel de lançamento será realizado no dia 22 de fevereiro, às 17h, no Arouca São Paulo Clube, na capital paulista.
Receita:
“Arroz de bacalhau com brócolis” (Arroz malandrinho)
Por Maria José Teixeira dos Santos
Ingredientes:
2 xícaras de arroz
½ kg de bacalhau
2 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates
1 folha de louro
½ brócolis
Azeite a gosto
Modo de preparo:
1. Fazer um estrugido (refogado) com azeite, cebola picada, alho picado e uma folha de louro.
2. Depois de aloirar a cebola, junta-se o tomate picado sem pele. Deixar apurar, juntar o bacalhau em pedaços pequenos (a gosto) e cozinhá-lo por 15 minutos. Colocar a água em quantidade dobrada do que é utilizada para fazer um arroz comum. Tempera-se com sal e pimenta a gosto e junta-se o arroz. Deixar cozinhar em fogo baixo, por uns 15 minutos aproximadamente. Quando ainda estiver com bastante caldo, junta-se os ramos de brócolis ninja (escaldado) ou ervilha torta (escaldada).
3. Deixar o arroz “malandrinho” (com bastante caldo). É importante não deixar o arroz secar. Apague o fogo quando ainda tiver um pouco de caldo na panela. Deve-se servir imediatamente.
Dica: O bacalhau pode ser substituído por polvo, camarão etc., e o brócolis por cenouras ou outros legumes.
Serviço:
Livro: Receitas que alimentam a alma
Autor: Eduardo Mina
Ano: 2013
1ª edição
Páginas: 180
Formato: 26 X 27,5 cm
Preço sugerido: R$114,00
Projeto gráfico: Alice Hecker e Danielle Lima
Redatora: Samara Sieber
Jornalista responsável: Rosa Vitolo
Fotógrafo: Gilson da Anunciação
Tiragem: 3 mil exemplares
E-commerce: www.receitasquealimentamaalma. com.br
Lançamento:
Coquetel de lançamento do livro
Data: 22 de fevereiro
Horário: 17h
Local: Arouca São Paulo Clube – São Paulo/SP
Sobre o autor: Nascido em São Paulo, Eduardo Mina é filho de pais portugueses e tem 40 anos. Empresário e apreciador de gastronomia, o empresário investiu em um projeto que reúne histórias e receitas de família no lançamento do seu primeiro livro, “Receitas que alimentam a alma”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário