quinta-feira, 3 de maio de 2018

Quitu na Kombinha divulga calendário de maio

Neste mês, “food truck” de quitutes sem glúten e sem leite animal operado por jovens autistas vai estacionar nas Asas Sul e Norte e no Sudoeste. 

Três regiões do Distrito Federal vão receber o Quitu na Kombinha em maio. O “food truck”, operado por jovens autistas, vai estacionar nas Asas Sul e Norte e no Sudoeste. Enquanto realizam tarefas como interação com o público, venda e recebimento de pagamentos, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades sociais e profissionais.

O projeto, que geralmente atende às sextas-feiras, das 17h às 20h, estará em frente ao Centro Educacional Sigma da 912 Sul em 4 de maio. Na semana seguinte, em 11/5, será a vez da Asa Norte, com a presença da kombi azul no Cobogó Mercado de Objetos, na 704/705 Norte. No dia 18/5, os jovens retornam ao Sigma, desta vez na unidade da 606 Norte. O Quitu na Kombinha encerra o mês no Colégio Dromos, na quadra 303/304 do Sudoeste, em 25/5.

Desenvolvido em parceria entre a Quitutices – confeitaria artesanal sem glúten e leite animal – e o Instituto Ninar – que realiza atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) –, o projeto foi lançado em novembro de 2017. Enquanto a doceria da chef Inaiá Sant’Ana fornece os produtos para venda, o Ninar disponibiliza a kombi e faz a seleção e o acompanhamento dos jovens.

Todo o lucro da venda dos quitutes (como bolos, cookies, bolos no pote e salgados) é destinado ao projeto, em custeio da operação, remuneração dos jovens e também ampliação a pessoas de baixa renda – o que já vem sendo feito, inclusive: o Quitu na Kombinha está com vagas abertas para a equipe de atendimento. Podem participar pessoas com idades entre 15 e 25 anos, com autismo e quadros assemelhados, e renda familiar de até 5 salários mínimos.

A princípio, são três vagas, além da formação de um cadastro reserva. O formulário para inscrição está disponível no link goo.gl/8NB2E2. Não há um prazo limite para envio, mas, quanto antes isso for feito, maiores são as chances dos candidatos. Após avaliação das inscrições por parte de terapeutas do Instituto Ninar, a equipe do projeto entrará em contato com os interessados, que precisam ter disponibilidade às sextas-feiras, das 17h às 18h30 ou das 18h30 às 20h, ou ainda em eventos marcados com antecedência.

Quitu na Kombinha

Lançado em 30 de novembro de 2017, o projeto Quitu na Kombinha oferece um ambiente terapêutico para confrontar sintomas típicos da síndrome comportamental: dificuldade de interação social, déficit de comunicação social e padrões inadequados de comportamento.

A kombinha existe desde 2016 – época de disseminação de food trucks pela cidade –, mas só passou a funcionar com regularidade após a entrada da Quitutices como parceira, no fornecimento de produtos para venda. Além de não conter glúten e leite animal, os doces e salgados feitos pela chef Inaiá Sant’Ana  são livres de proteína de soja, açúcar refinado e conservantes.

Calendário de maio – Quitu na Kombinha

Às sextas-feiras deste mês, das 17h às 20h, nas seguintes datas e locais:

4/5 – Centro Educacional Sigma Asa Sul (SGAS 912, Conjunto A)

11/5 – Cobogó Mercado de Objetos (SCRN 704/705, Bloco E, Lojas 51/56)

18/5 – Centro Educacional Sigma Asa Norte (SGAN 606, Módulo A)

25/5 – Colégio Dromos (EQSW 303/304, Área Especial, Sudoeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário