sexta-feira, 11 de abril de 2014

Chocolates e salgados mais saudáveis: Em busca de uma alimentação melhor


Em uma época em que mais da metade da população brasileira acima dos 18 anos está com sobrepeso, a busca por uma alimentação mais saudável aumenta a cada dia. No entanto, é sempre difícil resistir às guloseimas do dia-a-dia.
Pensando nisso, a Cake Designer Jucélia Souza da Jucélia Bolos Decorados e a Chocolatier Sandra Sousa da A Chocólatra Doces & Salgados, resolveram deixar seus produtos saudáveis para que todos possam tê-los em sua alimentação. 
Com um faturamento mundial de US$ 60 bilhões por ano, a indústria de chocolate cresce a cada dia, trazendo sempre novidades aos consumidores. Nos últimos 10 anos o consumo de chocolate no Brasil cresceu em média 11% ao ano. Além do consumo diário de chocolate, é na páscoa que as vendas aumentam ainda mais. Segundo dados do Serasa Experian, em 2013 a páscoa apontou um crescimento de 6,8% nas vendas de chocolate de última hora em relação ao mesmo período de 2012.
Sandra Sousa entrou no ramo alimentício em 2007, após fazer um curso de chocolates, porém para encontrar um diferencial, ela realizou uma pesquisa de mercado e constatou essa busca por alimentos mais saudáveis. No intuito de aliar o gosto por chocolate com uma alimentação mais equilibrada para seus clientes, Sandra utiliza chocolate produzido sem leite, sem açúcar, sem ovo, e sem manteiga. ‘O chocolate é adoçado com açúcar mascavo e mel, e sempre produzido com chocolate amargo. Essa receita diferenciada deixa nossos produtos sempre saudáveis’, conta a Chocolatier.
Apesar dos doces serem preferência da maioria, há aqueles que não resistem aos salgados. Pensando nessa parcela de consumidores, Sandra também busca sempre deixá-los mais benéficos à saúde. ‘Os salgados são produzidos com uma farinha que absorve 70% a menos de óleo. Futuramente a A Chocólatra não irá fritar os salgados e sim assar todos eles. Atualmente, esse projeto já está em testes’.
            Pesquisa realizada pela Mintel, concluiu que no segmento de salgadinhos, 67% da população brasileira comem algum tipo desses petiscos uma vez por mês. O segmento faturou R$ 4,3 bilhões no país em 2011 e deve avançar mais de 7% por ano até 2015, afirmou o Diretor de Pesquisa da Mintel na América Latina.

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