quarta-feira, 9 de abril de 2014

Páscoa é tempo de harmonização: adegas apostam no espumante para acompanhar o chocolate


Vinhos ao lado de chocolates e de peixes compõem os sabores de uma das datas mais saborosas do ano

À mesa são realizadas grandes celebrações e a Páscoa é uma delas. O período transforma peixes, vinhos e o chocolate em itens marcantes de cardápios que reúnem famílias e amigos para celebrar uma das data mais saborosas do ano. E a indicação de  harmonizações surpreendentes para tornar a Páscoa de 2014 inesquecível é a missão das vinícolas gaúchas Campos de Cima, Basso, Cooperativa Vinícola Garibaldi e Vinícola Perini.

Cada uma delas indicou seus melhores rótulos para dar ao momento um sabor marcante e comprovar que o vinho é uma bebida essencial ontem, hoje e sempre!  Confira.


Campos de Cima:
A vinícola da Campanha Gaúcha indica seu premiado Espumante Brut e Extra Brut para uma refeição com salmão defumado, ostras e outros frutos do mar, além de sushis. Para saborear chocolates, o Espumante Brut é o mais indicado. Outra  opção para agradar a paladares exigentes é o Campos de Cima Viognier, um vinho branco perfeito para  acompanhar peixes grelhados e, principalmente, o bacalhau, a grande estrela das refeições da época.


Cooperativa Vinícola Garibaldi:
Diante de aves, peixes condimentados ou grelhados e peixes gordurosos, como bagre, o Vinho Granja União Garibaldi Riesling é uma ótima opção. Já para agradar aos chocólatras, a vinícola resolveu romper preconceitos e mostrar que o doce “casa” muito bem com vinhos. Para os apaixonados por chocolate ao leite, os vinhos Granja União Malvazia Suave e o espumante Garibaldi Moscatel fazem com que nenhum sabor se sobressaia e anule o outro, tornando essa experiência sensorial inesquecível.


Vinícola Basso
Para pratos mais amanteigados, o Chardonnay Dedicato tem ótima sintonia. Peixes grelhados com cogumelos ou com alcaparras ou azeitonas combinam muito bem com os espumantes Monte Paschoal Prosecco e Monte Paschoal Brut. Esses rótulos também ressaltam o paladar de risotos de frutos do mar. Quando o assunto é chocolate, a vinícola de Farroupilha indica uma experiência ousada: o casamento do chocolate amargo com vinho tinto fino seco, com passagem por barrica de carvalho, como o Monte Paschoal Mertot Dedicato e o Monte Paschoal Cabernet Sauvignon Dedicato. E para os adultos que conservam sua alma de criança e não se privam de um bom ovo de Páscoa, as borbulhas do Monte Paschoal Espumante Moscatel podem completar o seu momento de prazer.

Vinícola Perini
Já que o assunto é Páscoa, a dica da Vinícola Perini vai direcionada ao peixe mais lembrado da época, o bacalhau. Como existem várias formas de preparo, a marca destaca harmonizações com espumantes, vinhos brancos leves e encorpados e vinhos tintos leves e encorpados. O rol de espumantes é composto por Perini Champenoise, Casa Perini Prosecco e Casa Perini Brut. Já no estilo vinhos brancos, podemos harmonizar com Casa Perini Chardonnay ou Fração Única Chardonnay. E um dos pratos mais tradicionais da época, bacalhau dourado no azeite, pode ser harmonizado com o Fração Única Merlot e Perini Marselan. Os taninos se equilibram com a força e o sal do bacalhau neste modo de preparo.

Já para saborear chocolates ao leite, o ideal é beber espumantes levemente adocicados, como o Casa Perini Aquarela. Chocolates com recheio de frutas cítricas e também os brancos podem ser harmonizados com espumante Casa Perini Moscatel. Assim, a acidez e as borbulhas desse espumante em contraste com a gordura desses chocolates podem oferecer uma sensação inusitada de frescor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário