terça-feira, 10 de junho de 2014

Festival Sabor Suíno traz sabores e cortes diferenciados para público brasiliense



De 10 de junho a 15 de julho, os brasilienses e os turistas que visitam a cidade durante a Copa do Mundo irão conferir o melhor da gastronomia da cidade. É a 6ª edição do Festival Sabor Suíno, ideia que surgiu dentro da Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSUIN) e do Sindicato dos Suinocultores do Distrito Federal (SINDISUÍNOS).

Os consumidores nacionais e internacionais, que chegaram em Brasília para acompanhar o mundial de futebol, podem experimentar os mais variados pratos à base de carne suína. “O Festival Sabor Suíno é um grande sucesso, mas acredito que a sua realização durante a Copa proporcionará uma maior visibilidade devido ao elevado índice de turistas que visitam a cidade e conhecerão todo o potencial da carne suína produzida no Brasil”, explica Ivo Jacó, presidente do DFSUIN e do SINDISUÍNOS. A carne suína é uma das fontes de proteína mais consumida do mundo, responsável por 39% do consumo de carnes na média mundial.

As receitas desenvolvidas especialmente para o evento estão disponíveis em 55 restaurantes da cidade. As criações dos chefs utilizam cortes tradicionais como costelinha, picanha suína, lombo e filé mignon suíno, entre outras variedades, a preços promocionais, a partir de R$ 44,90. Os pratos serão servidos durante todo o período do festival. Entre os participantes estão as casas Baby Beef Rubaiyat, Dom Francisco, El Negro Restaurante, Outback Steakhouse, Carpe Diem e Restaurante Universal.

O festival incentiva restaurantes brasilienses que não tinham a carne em seus menus a aderirem ao mercado suíno. Em 2013, mais de 1100 pratos foram comercializados nos 22 dias do evento. Para o presidente do DFSUIN, o Sabor Suíno mostra na prática formas interessantes de como consumir a carne suína. “Trata-se de um alimento nutritivo, saboroso e suculento que deve ocupar maior espaço na mesa do brasileiro”, explica.

A coordenação do festival esclareceu os garçons dos restaurantes participantes sobre os benefícios da carne suína para que tenham argumentos mais precisos na hora de apresentar os pratos oferecidos. “Hoje a carne suína produzida no Brasil, atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança alimentar, colocando o nosso país em quarto lugar mundial em produção e exportação dessa carne tão saudável e saborosa. Precisamos estimular o consumo da carne, pois a suinocultura nacional atingiu um patamar de excelência. O festival tem esse objetivo”, cita o Presidente do DFSUIN.

Apesar dos avanços, o consumo da carne suína per capita no Brasil (15 kg/ano) é baixo em relação ao frango (47 kg/ano) e a carne bovina (35 kg/ano), contrariando a tendência mundial. A meta do setor produtivo é atingir o índice de consumo per capita de 18 kg/ano, até 2015.

Entre as principais características do produto estão a baixa gordura subcutânea, o baixo teor de colesterol, fonte de vitaminas e minerais e alta qualidade, já que, os suínos são alimentados com ração balanceada e atendem aos níveis de higiene e sanidade da carne nobre, com todos os aminoácidos essenciais recomendados por médicos e nutricionistas para dietas saudáveis. Nos últimos 30 anos, a carne suína ficou 31% mais magra, 14% menos calórica e possui 10% menos colesterol.  O corte também é rico em ácido linoleico, que neutraliza os efeitos negativos da gordura saturada chamada ácido palmítico.

Ao consumir 85 gramas de carne suína, um indivíduo atende aos seguintes percentuais de suas necessidades diárias de nutrientes: 53% de tiamina (B1), 33% cobalamina (B12), 22% de fósforo, 20% de niacina (B3), 19% de riboflavina (B2), 18% de piridoxina (B6), 15% do zinco, 11% do potássio, 7 % do ferro e 6% do magnésio. Ivo Jacó, afirma que a carne é saborosa, agrega qualidade e segurança para o consumo e além do mais, a cadeia produtiva funciona com respeito ao meio ambiente e ao bem estar animal.
O 6° Festival Sabor Suíno conta com o apoio do SEBRAE-DF, do UniCEUB e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Restaurantes participantes:

BABY BEEF RUBAIYAT - ASA SUL
BELINI PÃES E GASTRONOMIA - ASA SUL
BIER HAUS - ASA SUL
BIERFASS LAGO - LAGO SUL
BSB GRILL - ASA NORTE
BSB GRILL - ASA SUL
CAFÉ SAVANA - ASA NORTE
CANTINA SANFELICE - ASA SUL
CARPE DIEM - ASA SUL
CARPE DIEM BISTRO & TRATORIA - GUARÁ
CARPE DIEM IATE CLUBE - SETOR DE CLUBES NORTE
CARPE DIEM LA CUCCINA - CRUZEIRO
CARPE DIEM LA PARRILLA - ASA NORTE
CRÊPE ROYALE - ASA SUL
D.O.C FOOD AND WINE BAR - LAGO SUL
D’LURDES - GUARÁ II
D’Vilela - ASA NORTE
DAOLRA SHOWBAR - ASA SUL
DOM FRANCISCO - LAGO SUL
DOM FRANCISCO 402 SUL - ASA SUL
DONA LENHA 202 SUL - ASA SUL
DONA LENHA 413 NORTE - ASA NORTE
DONA LENHA DECK BRASIL - LAGO SUL
DONA LENHA TERRAÇO SHOPPING - OCTOGONAL SUL
DUDU BAR - ASA SUL
EL NEGRO RESTAURANTE - ASA NORTE
FAZENDA VELHA - SOBRADINHO
FEITIÇO MINEIRO - ASA NORTE
GALETERIA MINEIRA - OCTOGONAL SUL
GALETERIA SERRANA - ASA SUL
L'AFFAIRE - ASA NORTE
MOSAICO GRILL - ASA SUL
NOSSA COZINHA BISTRÔ - ASA NORTE 
Ô, PORKETA! - ASA SUL
OLÊ OLÁ - ASA NORTE
OLIVER - ASA SUL
OUTBACK STEAKHOUSE - ASA SUL
OUTBACK STEAKHOUSE - LAGO NORTE
OUTBACK STEAKHOUSE - GUARÁ I
OUTRO CALAF - SETOR BANCÁRIO SUL
PANELINHA - ASA NORTE
PIACERE - ASA SUL
PIANTELLA - ASA SUL
RANCHO CANABRAVA - SOBRADINHO I
RECANTO DO CAMARÃO - ASA SUL
RESPEITÁVEL BURGER - ASA SUL
RESTAURANTE EL PASO - ASA NORTE
RESTAURANTE EL PASO - ASA SUL
RESTAURANTE EL PASO - OCTOGONAL SUL
RESTAURANTE UNIVERSAL - ASA SUL
SANTÉ RESTAURANTE E BAR - ASA SUL
UNANIMITÀ - ASA SUL
VELOCE MASSAS - LAGO SUL
VILA MADÁ - LAGO NORTE
YOUR’S - LAGO SUL


Nenhum comentário:

Postar um comentário