segunda-feira, 27 de julho de 2015

Boa alimentação exige seis cores no prato


Dá-se o nome de betacaroteno ao grupo composto por legumes e frutas nas cores vermelha, laranja e amarela. Entre as fontes, encontram-se: abóbora, beterraba, cenoura, batata-doce, melão, melancia e goiaba. Esses alimentos não só atraem a olho nu como também são ricos em antioxidantes, além de preencherem boa parte do prato dos brasileiros.

Apreciadores da comida saudável encaram a divisão de cores como um bônus para a reeducação alimentar. “Os pais que têm dificuldade em acostumar seus filhos a comerem verduras, legumes, e até frutas, devem experimentar colorir o prato com as seis cores. E, óbvio, o processo pode ser personalizado com uma historinha antes”, sugere.

Nutricionistas alertam que, na gastronomia saudável, os nutrientes ajudam no combate aos radicais livres e servem para a saúde dos ossos, da visão e imunidade, do cabelo e das unhas. Para a nutricionista funcional Jamila Vital, do Lótus Azul – Gastronomia Saudável, as cores são uma maneira simples de controlar a ingestão de nutrientes. “Comemos com os olhos e, via de regra, os pratos que apresentam cores variadas chamam mais a atenção. Eu aconselharia que todos incluíssem seis tons diferentes a cada refeição”, recomenda Jamila.

O empresário Rodrigo Góes, sócio do Lótus Azul resolveu investir na expertise de uma profissional nutricionista para elaborar o cardápio do restaurante. A casa trabalha com saladas, arroz e feijão, tortas naturais, frangos e peixes; com opções fixas e para cada dia da semana. "Pouca informação é a causa da nutrição inadequada em muitos casos. Procuramos trazer para o restaurante esse grupo de alimentos e ensinar às pessoas, na prática, como a alimentação afeta positivamente ou negativamente o organismo", garante o empresário.

Cores dos alimentos
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aconselha-se a ingestão de até cinco porções diárias, variando nas cores. Uma refeição com mais cor ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e no combate a substâncias cancerígenas.

Cor avermelhada:
É consequência do licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Possui ainda vitamina C, antioxidante que oferece proteção contra doenças e estresse. Ex: morango, tomate e cereja.

Cor marrom:
Os cereais regulam o funcionamento do intestino, além de ajudar a controlar o colesterol e a diabetes. Já as oleaginosas são excelentes fontes do mineral selênio e da vitamina E, ambos com funções antioxidante e contra a fadiga. Ex: nozes, aveia e castanha.

Cor roxa (preta ou azulada):
Contém antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. Conhecida como a vitamina da disposição, a B1 é essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes que ingerimos em energia. Aumento da disposição mental e manutenção do sistema nervoso. Ex: beterraba, repolho-roxo e figo.

Cor verde:
Resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular. Estes alimentos possuem quantidades consideráveis de nutrientes como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Ex: pimentão, salsão e ervas.

Cor branca:
Alimentos ricos em minerais, como cálcio e fósforo, que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que auxilia no metabolismo das proteínas. Ex: couve-flor, batata, arroz e banana.

Cor amarelada:
Antioxidante contra radicais livres na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. São ricos em vitamina C, que atua como antioxidante e participa da síntese de colágeno da pele. Ex: cenoura, abóbora e laranja.

Sobre o Lótus Azul
O Lótus Azul – Gastronomia Saudável é uma empresa que prioriza a alimentação saudável. Com propostas inovadoras, oferece culinária saudável e buffet 100% tradicional. Por meio dessa filosofia, o Lótus Azul torna qualquer dieta saudável. A casa recebeu o Prêmio Destaque Sudoeste, em 2011.

Serviço:


Restaurante Lótus Azul
Endereço: CLSW 100, Bloco A, Lojas 19/24 Sudoeste–DF
Telefone: (61) 3046-8483 

Nenhum comentário:

Postar um comentário