quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

FESTIVAL PANELAS DA CASA COMEÇA EM FEVEREIRO

Novas casas participantes da confraria, oficinas gastronômicas semanais e intercâmbio de sobremesas farão parte dessa edição



Entre os dias 01 e 26 de fevereiro acontece, na capital federal, o festival gastronômico Panelas da Casa. Em sua quarta edição, o evento foi ampliado e acontecerá durante 26 dias, com reforços! São 15 marcas participantes em 25 endereços, com os estreantes que passam a integrar a confraria por comungarem da mesma filosofia do grupo: Café Savana, Carpe Diem, Jamón Jamón e Piccolo Emporium. O evento, genuinamente brasiliense, que tem como proposta valorizar a gastronomia e a produção local, oferece menus completos criados especialmente para a ocasião, com entrada, prato principal e sobremesa, a um preço bem convidativo (R$43,90 – por pessoa – almoço e/ou jantar).

Para a primeira edição de 2017, o festival poderá ser conferido em 25 endereços das marcas Belini Pães & Gastronomia, Belini Café – The Coffee Experience, Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável, Café Savana, Cantucci Bistrô, Carpe Diem, Dona Lenha, El Paso, Empório Árabe, Genghis Khan, Jambu, Jamón Jamón, Piccolo Emporium, Nossa Cozinha Bistrô e Veloce.

Mas as novidades não param por aí! Com relação aos cardápios, cada casa elaborou sua entrada e prato principal. Já a sobremesa leva a assinatura de um dos outros restaurantes participantes. “A ideia é compartilhar o conhecimento, aguçar a criatividade e ampliar o intercâmbio dos membros da confraria Panelas da Casa. Foi um desafio que todos toparam e se tornou divertido. A troca de criações de sobremesas também vai ampliar a parceria entre os membros e permitir que o público conheça, na mesma experiência, sabores de mais de uma casa”, explica o empresário Andrei Prates.

Mantendo o grande objetivo de valorizar os fornecedores da região,  os ingredientes para elaboração dos pratos são adquiridos de produtores  locais. Para Alexandre Albanese, o festival não quer apenas movimentar a saúde financeira das casas participantes, quer fortalecer a economia local. “Priorizando a compra de insumos de fornecedores do Centro-Oeste, buscamos promover um crescimento econômico em cadeia, desde o produtor até o restaurante”, declara.

Como não poderia ser diferente, até a harmonização dos pratos traz esse conceito. A cerveja Colombina foi escolhida como patrocinadora oficial do festival, mais uma vez, por ser a cervejaria artesanal pioneira e a valorizar ingredientes da região Centro-Oeste, como pequi e cagaita. Cada prato foi cuidadosamente harmonizado com um dos rótulos da marca, que será sugerido no menu por R$ 18,90, mesmo preço das edições de 2016. Assim a experiência de degustar os pratos do Panelas da Casa ficará completa. 

E tem mais coisa boa! Dentro do mesmo espírito de união que move a confraria, o Panelas da Casa - em parceria com o projeto Bandoneón e Terraço Shopping - realiza oficinas gastronômicas gratuitas durante o período do festival. O projeto Bandoneón, do gastrônomo argentino Sebastián Parasole, envolve educação, comida, solidariedade e empreendedorismo. A ideia do veículo itinerante e sustentável, que funciona como uma cozinha móvel, é a de poder levar a gastronomia àqueles que buscam informação.  

As inscrições devem ser feitas presencialmente no Balcão de Informações do Terraço Shopping, piso L1, de quarta à sexta da semana que acontece a respectiva aula, ou enquanto durarem as vagas. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada aula. Só será permitida 01 (uma) inscrição por CPF, durante todo o projeto. Os organizadores pedem para as pessoas que estiverem interessadas a ajudar instituições carentes do DF, levarem 1 Kg de alimento não perecível no dia da oficina.   

A expectativa de crescimento é em torno de 10%, em relação a última edição realizada em 2016. “Ano passado, superamos a meta, foram mais de dois mil pratos vendidos, nas 12 marcas participantes”, conclui o empresário Mateus Takano.

Para saber mais

Panelas da Casa criado pelos empresários Andrei Prates, Mateus Takano e pelo chef Alexandre Albanese, acontece em quatro edições anuais. A ideia do evento é fazer com que chefs, cozinheiros e restaurateurs exercitem toda sua criatividade, elaborando pratos saborosos com qualidade gourmet e que consigam expressar o conceito de cada casa, propiciando aos clientes uma experiência prazerosa, dentro de uma faixa de preço acessível.

Quem quiser conferir os menus, estão todos na fanpage oficial do evento. É só acessar: Facebook: \Panelas-da-Casa.

Programação das Oficinas:

DIA 28/01
18h -  Simone / Jamón Jamón -
Fideuá com aioli: prato tipico da Catalunha com macarrãozinhos tostados em fio de azeite de oliva cozidos em caldo de peixe e frutos do mar e finalizados com camarões salteados. Acompanha aioli

19h - Alberto Nascimento, Beer sommelier da Colombina –
Desvendando a cervejaria artesanal / Aula - degustação

DIA 04/02
18h - David Lechtig /  El Paso –
Ceviche passion do cerrado

19h -  Alexandre Albanese /  Nossa Cozinha –
Fudge de chocolate meio amargo com bacon beats, flor de sal e calda morango artesanal

DIA 11/02
18h - Mateus Takano / Genghis Khan -
Pad Thai – macarrão de arroz, com camarão, amendoim e ovos. 
Receita bem tradicional da culinária thailandesa

19h - Luiz Guilherme, Luiz Gustavo, Gilberto Costa Manso/Bhumi
Detox – sucos detox

DIA 18/02
18h Leandro Nunes / Jambu –
Picadinho ao molho de café acompanhado de polenta de alho poró

19h Luiz Guilherme, Luiz Gustavo, Gilberto Costa manso / Belini Café
Teoria e pratica do café 

Confira os menus completos:

Belini Pães & Gastronomia – 113 Sul
Almoço e Jantar
Entrada:
Bruschetta italiana: fatias de pães italianos artesanais tostados ao alho e azeite extra virgem salpicados com tomates italianos e orégano.
Principal:
Angus Beef Chorizo ao risoto Raclette: corte de angus assado no chairbroiler, acompanhado de risoto de legumes e queijo raclette. 
Sobremesa – criação Genghis Khan:
Dolce Bruschetta: fatias de rabanada com cobertura de chutney de morango e sorvete de creme.
Harmonização: Colombina IPA.

Belini Café – The Coffee Experience – 114 Sul
Almoço e Jantar
Entrada:
Bruschetta da Casa -  Fatia de pão ciabbatta Belini tostados no azeite extra virgem, cobertos por rodelas de tomates italianos e muçarela de búfala ao toque de manjericão.
Principal:
Medalhão ao Pepe Verde da Canastra: medalhão de filé mignon ao molho de pimentas verdes e conhaque, acompanhado por tagliatelle de queijo da canastra artesanal.
Sobremesa – criação Jamón Jamón:
Crema Catalana: creme frio de gema de ovos, leite e baunilha cozidos com telha de açúcar maçaricado e raspas de limão siciliano.
Harmonização: Colombina IPA  / Pepper Lager.

Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável – 113 Sul
Almoço e Jantar
Entrada:
Cubos de tapioca de queijo e baru ao maracujá: cubos de tapioca com queijo e castanha de baru ao coulis de maracujá orgânico.
Principal:
Steak de grão de bico ao risoto de quinoa: steak de grão de bico grelhado na manteiga ghee com risoto de quinoa com castanhas e pupunha do cerrado.
Sobremesa – criação Empório Árabe
Abacaxi com raspas de halawi e calda de damasco.
Harmonização: Colombina Gynhattan/ Colombina Weiss.

Café Savana – 116 Norte
Almoço e Jantar
Entrada:
Bolinho de abóbora com charque e molho picante de tomate.
Principal:
Escalope de mignon ao molho de damasco com raspas de laranja, acompanhado de risoto de queijo suíço polvilhado de castanhas.
Sobremesa – criação Nossa Cozinha Bistrô:
Torta de amendoim, chocolate amargo, caramelo com flor de sal, servida com sorvete de creme.
Harmonização: Colombina Gynhattan.

Cantucci – 403 Norte
Jantar
Entrada:
Arancini de pernil suíno com páprica recheado com muçarela de búfala. Acompanha geleia de pimenta verde.
Principal:
Filé em crosta de manteiga e ervas com linguine aos três cogumelos.
Sobremesa – criação Bhumi:
Cheesecake vegano: massa crocante de castanhas e frutas secas coberto com geleia fresca de frutas vermelhas.
Harmonização: Colombina Pepper Lager

Carpe Diem - 104 Sul, Brasília Shopping, Iate Clube, Terraço Shopping e CasaPark
Almoço e Jantar
Entrada:
Beiju de tapioca crocante com queijo do cerrado e recheio de camarão com coco e geleia de pimentão vermelho e molho de tartar de tomate.
Principal:
Medalhão de filé gratinado em crosta de cogumelos frescos: filé envolto em bacon, ao molho de redução de vinho tinto, acompanhado de batata ao murro com cebola frita, farofa de bacon, passas e queijo do cerrado gratinado.
Sobremesa – criação Jambu:
Ganache de açaí e chocolate, sablé de castanhas e creme de limão.
Harmonização: Colombina IPA.

Dona Lenha - 413 Norte, 202 Sul, Terraço Shopping e Deck Brasil
Almoço e Jantar
Entrada:
Gazpacho: sopa fria feita com vegetais crus.
Principal:
Paella de Fazenda: arroz de páprica e açafrão, costelinha suína, linguiça artesanal, cogumelos frescos, pimentão defumado, alho confitado.
Sobremesa – criação El Paso
Bolo molhado em três leches e farofa de baru.
Harmonização: Colombina IPA.

El Paso - 110 Norte, 404 Sul e Terraço Shopping
Almoço e Jantar
Entrada:
Ceviche Pasión del Cerrado: ceviche clássico peruano de peixe branco, cebola roxa e pimenta,  incrementado com maracujá do cerrado e flores comestíveis.
Principal:
Lomo Saltado com Champiñones Picantes: David Lecthig acrescenta ao tradicional prato peruano de filé mignon flambado com cebolas roxas e tomates, um creme aveludado, levemente apimentado com o blend exclusivo criado por Priscilla Ávila e cogumelos. Para acompanhá-lo, batatas fritas e arroz.
Sobremesa – criação Piccolo Emporium:
Raviolli com Brownie de doce de leite: a tradicional massa do italiano canolli em formato de meia lua, recheada com Mr. Brownie e doce de leite. Servido quente com sorvete de creme.
Harmonização: Colombina Pepper Lager/ Colombina IPA.

Empório Árabe – 215 sul e Villa Mall - Av. das Castanheiras, 1060 - Águas Claras
Almoço e Jantar
Entrada:
Tabule.
Principal:
Arroz com lentilha, kafta ao molho de coalhada e batatas rusticas.
Sobremesa – criação Cantucci Bistrô:
Brownie Brulee de Laranja.
Harmonização: Colombina IPA.

Genghis Khan – 214 Norte

Jantar
Entrada:
Shimeji na manteiga.
Principal:
Panela genghiskhan com filé bovino, filé suíno, bacon e vegetais.
Sobremesa – criação Veloce:
Crème brûlée de chocolate com wasabi.
Harmonização: Colombina IPA.

Jambu – Vila Planalto
Almoço e Jantar
Entrada:
Vichyssoise: Sopa fria de alho poró com tartar de palmitos (gueroba, açaí e pupunha).
Principal:
Carne bovina cozida na cerveja acompanhado purê de três batatas e taioba.
Sobremesa - criação Café Savana:
Crumble de castanhas brasileiras com musse de murici e tuille de coco queimado
Harmonização: Colombina IPA


Jamón Jamón – 109 Norte
Jantar
Entrada:
Escalibada com queijo de cabra gratinado: pimentão e beringela assados temperados com azeite, alho e salsinha e queijo de cabra gratinado.
Principal:
Fideuá com Aioli: Prato tipico da Catalunha com macarrãozinhos tostados em fio de azeite de oliva cozidos em caldo de peixe e frutos do mar, e finalizados com camarões salteados. Acompanha aioli.
Sobremesa – Criação Belini Café – The Coffe Experience:
Afogatto: Sorvete de Creme banhado em café especial torrado pela Belini Café e finalizado com Palmie.
Harmonização: Colombina Weiss

Nossa Cozinha – 402 Norte
Almoço e Jantar
Entrada:
Mini cheesecake de cogumelo shitake, mix de verdes e torradas de pesto de semente de girassol.
Principal:
Assado de porco recheado com linguiça de pernil, coberto por finas fatias de bacon e manteiga de sálvia, tarte tatin de maçã, tomate cereja e tutu de grão de bico.
Sobremesa – criação Carpe Diem:
Pudim de chocolate branco do La Rocque com calda picante de morango.
Harmonização: Colombina IPA.

Piccolo Emporium – 209 Sul
Almoço e Jantar
Entrada:
Antipast con terrina di zucchine e insalata de vitello tonnato: antipasto com terrine de abobrinha acompanhado de salada com vitelo tonnato.
Principal:
Gnocchi de batata com carne assada em baixa temperatura.
Sobremesa – Belini Paes & Gastronomia:
Cannoli com creme de tiramisù.
Harmonização: Colombina IPA.

Veloce - Deck Brasil
Almoço e Jantar
Entrada:
Bruschetta Veloce: fatia de pão italiano La Boulangerie, muçarela de búfala, presunto tipo parma e rúcula temperada.
Principal:
Conchiglione il ragù di Salsiccia e funghi freschi: massa conchiglione recheada com ragu de linguiça e cogumelos frescos, molho de tomates Veloce, salsa fresca e gratinados com parmesão.
Sobremesa – Criação Dona Lenha:
Zabaione de Manga Gratinado.
Harmonização: Colombina IPA.
                          
Serviço:
Festival Gastronômico Panelas da Casa
Data: 01 a 26 de fevereiro.
Valor menu (entrada + principal + sobremesa): R$43,90 – por pessoa
Valor cerveja Colombina: R$18,90

Facebook: \Panelas-da-Casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário