terça-feira, 16 de junho de 2015

Embaixada do Japão promove show com instrumentistas japonesas em Brasília

Embaixada do Japão no Brasil estará presente no 4º Festival do Japão em Brasília, que ocorre nos dias 20 e 21 de junho, no Pavilhão A, do Expobrasília, no Parque da Cidade. O evento integra a série de comemorações dos 120 anos de Amizade Japão-Brasil, celebrados em 2015. 

Nesta edição, a Embaixada traz para o festival o show do Yui, trio de instrumentistas tradicionais do Japão. A banda, que já está em turnê pelo Brasil, se apresenta no palco principal no sábado (20), às 14h30. Trajando quimonos típicos, as jovens musicistas apresentarão um repertório variado, com músicas tradicionais e composições próprias, além de peças brasileiras. 

Durante os dois dias de programação, quem visitar o estande da Embaixada poderá conhecer o robô terapêutico PARO, um protótipo de bebê foca desenvolvido no Japão para ajudar no tratamento de pacientes em hospitais e casas de repouso onde não é possível a entrada de animais vivos. O PARO, que foi eleito pelo Guinness World Records como o melhor robô terapêutico do mundo, possui sensores que percebem as pessoas e o ambiente ao seu redor. Além disso, a Embaixada promoverá em seu espaço demonstrações da cultura japonesa, como a Cerimônia do Chá e o Tsumami Zaiku (técnica manual de arranjos femininos para cabelo), e exibições de instrumentos musicais tradicionais. Aos interessados, a Embaixada também disponibilizará explicações sobre bolsas de estudo para brasileiros no JapãoÀs 13h do sábado, dia 20, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, participa da cerimônia de abertura do evento, chamada de kagami wari. Na ocasião, as autoridades presentes no local usam, cada uma, um pequeno martelo para quebrar a tampa de um barril de saquê. Na sequência, a bebida é distribuída entre os convidados. 

O Festival contará com diversas opções da gastronomia japonesa, apresentações artísticas, exibições de artes marciais, e o concurso Miss Nikkey DF, que elegerá a mais bela descendente do Distrito Federal. Outras informações e a venda antecipada de ingressos estão disponíveis no site do evento. http://www.festivaldojapaobsb.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário