Quem não dispensa os sabores acentuados da gastronomia do cerrado ou deseja conhecer melhor suas riquezas já pode comemorar. Começa nesta sexta-feira (11/9) – Dia do Cerrado – a segunda edição do Festival Gastronômico Cerrado Week. Durante 10 dias, os brasilienses poderão apreciar receitas preparadas com matérias-primas do segundo maior bioma da América do Sul em padarias, cafés, bares e restaurantes do Distrito Federal.
Entre os participantes está a Panetteria D’Oliva, na QE 26 do Guará 2. A boutique de pães artesanais oferecerá o pão ciabatta de pesto do cerrado e Canastra, a R$ 9,00 a unidade (180g). Preparado com massa leve à base de azeite e fermentada por horas, o ciabatta ganhou uma versão diferenciada para o festival. O pesto é composto por castanha-de-baru, manjericão, azeite e queijo Canastra. Para finalizar, lascas de Canastra por cima.
Como já é costume na Panetteria D’Oliva, o pão elaborado especialmente para o Cerrado Week segue a linha de releitura de clássicos da panificação italiana. “Recriamos receitas com ingredientes brasileiros. No caso do festival, aproveitamos para apresentar aos clientes uma versão inusitada do pesto Genovês”, conta o padeiro Felipe Oliveira, que comanda a cozinha da Panetteria e assina as receitas.
O evento prossegue até 20 de setembro. Durante esse período, quem for à Panetteria em seu horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 9h às 20h, encontrará o pão ciabatta de pesto do cerrado e Canastra nas prateleiras. Após essa data, os clientes que desejarem saborear o preparo poderão fazer encomendas por meio do telefone (61) 3083-8213 ou na própria loja.
Valorização do cerrado
Promovido pelo Slow Food Cerrado, o Festival Gastronômico Cerrado Week tem como objetivo atrair a atenção do público para o potencial culinário de espécies nativas da região Centro-Oeste. De acordo com a organização, o bioma Cerrado possui mais de 200 frutos com potencial para nossa alimentação, no entanto, poucos itens são conhecidos. A ideia é estimular a produção local e gerar renda para pequenos produtores, além de levar alimentos de qualidade à população. Por isso, na edição deste ano há uma novidade: cada estabelecimento deve indicar os fornecedores dos ingredientes usados no preparo da receita para que os consumidores conheçam a origem dos alimentos e a produção local. Na Panetteria D’Oliva, os insumos são de produtores do Entorno do DF. O queijo Canastra, especificamente, é adquirido na região de Serra da Canastra, em Minas Gerais. O festival também exalta os critérios de sabor, processo de produção sustentável e remuneração justa a todas as frentes envolvidas na cadeia produtiva.
Virada do Cerrado
Este ano, o festival fará parte da programação oficial da Virada do Cerrado, evento inspirado na Virada Cultural de São Paulo, com três dias de atividades relacionadas ao bioma e à sustentabilidade em todo o DF, de 11 a 13 de setembro. Confira a agenda completa: http://tonavirada.org
Festival Gastronômico Cerrado Week na Panetteria D’Oliva
De 11 a 20 de setembro, na QE 26, Bloco B, Loja 22 - Guará II, Distrito Federal; (61) 3083-8213 e (61) 3083-8214.
De segunda a sábado, das 9h às 20h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário