sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Panetteria D’Oliva participa do Cerrado Week 2015

Quem não dispensa os sabores acentuados da gastronomia do cerrado ou deseja conhecer melhor suas riquezas já pode comemorar. Começa nesta sexta-feira (11/9) – Dia do Cerrado – a segunda edição do Festival Gastronômico Cerrado Week. Durante 10 dias, os brasilienses poderão apreciar receitas preparadas com matérias-primas do segundo maior bioma da América do Sul em padarias, cafés, bares e restaurantes do Distrito Federal.

Entre os participantes está a Panetteria D’Oliva, na QE 26 do Guará 2. A boutique de pães artesanais oferecerá o pão ciabatta de pesto do cerrado e Canastra, a R$ 9,00 a unidade (180g). Preparado com massa leve à base de azeite e fermentada por horas, o ciabatta ganhou uma versão diferenciada para o festival. O pesto é composto por castanha-de-baru, manjericão, azeite e queijo Canastra. Para finalizar, lascas de Canastra por cima.

Como já é costume na Panetteria D’Oliva, o pão elaborado especialmente para o Cerrado Week segue a linha de releitura de clássicos da panificação italiana. “Recriamos receitas com ingredientes brasileiros. No caso do festival, aproveitamos para apresentar aos clientes uma versão inusitada do pesto Genovês”, conta o padeiro Felipe Oliveira, que comanda a cozinha da Panetteria e assina as receitas.

O evento prossegue até 20 de setembro. Durante esse período, quem for à Panetteria em seu horário de funcionamento, de segunda a sábado, das 9h às 20h, encontrará o pão ciabatta de pesto do cerrado e Canastra nas prateleiras. Após essa data, os clientes que desejarem saborear o preparo poderão fazer encomendas por meio do telefone (61) 3083-8213 ou na própria loja.

Valorização do cerrado
Promovido pelo Slow Food Cerrado, o Festival Gastronômico Cerrado Week tem como objetivo atrair a atenção do público para o potencial culinário de espécies nativas da região Centro-Oeste. De acordo com a organização, o bioma Cerrado possui mais de 200 frutos com potencial para nossa alimentação, no entanto, poucos itens são conhecidos. A ideia é estimular a produção local e gerar renda para pequenos produtores, além de levar alimentos de qualidade à população. Por isso, na edição deste ano há uma novidade: cada estabelecimento deve indicar os fornecedores dos ingredientes usados no preparo da receita para que os consumidores conheçam a origem dos alimentos e a produção local. Na Panetteria D’Oliva, os insumos são de produtores do Entorno do DF. O queijo Canastra, especificamente, é adquirido na região de Serra da Canastra, em Minas Gerais. O festival também exalta os critérios de sabor, processo de produção sustentável e remuneração justa a todas as frentes envolvidas na cadeia produtiva.

Virada do Cerrado
Este ano, o festival fará parte da programação oficial da Virada do Cerrado, evento inspirado na Virada Cultural de São Paulo, com três dias de atividades relacionadas ao bioma e à sustentabilidade em todo o DF, de 11 a 13 de setembro. Confira a agenda completa: http://tonavirada.org

Festival Gastronômico Cerrado Week na Panetteria D’Oliva
De 11 a 20 de setembro, na QE 26, Bloco B, Loja 22 - Guará II, Distrito Federal; (61) 3083-8213 e (61) 3083-8214.
De segunda a sábado, das 9h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário