sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Vinícola Campos de Cima lança safra 2014 de seu Viognier

A boutique de vinhos Campos de Cima lança a safra 2014 do seu Viognier. Em sua quarta edição, essa é a primeira vez que um rótulo é totalmente vinificado na empresa, na nova sede localizada em Itaqui, sob os olhos atentos do famoso enólogo francês Michel Fabre. “Sem dúvida, esse é o melhor Viognier que lançamos até hoje. Ter todo o processo nas mãos, da produção à vinificação final, faz toda a diferença. Temos total liberdade para buscar a maior qualidade possível”, destaca o diretor comercial da Campos de Cima, Pedro Candelária.

Além de acompanhar toda a elaboração do rótulo, Michel Fabre vem supervisionando a Campos de Cima desde o processo de plantio de suas uvas. Foi ouvindo a orientação de Fabre, por exemplo, que a boutique de vinhos optou por fazer uma poda mais severa este ano, limitando a produção para ter rótulos excepcionais. “Repensei toda a poda com o objetivo de ter uma produção regular em cada planta, bem equilibrada e menor, agregando assim mais qualidade”, explicou o enólogo. Além de dominar as uvas da Europa, o consultor francês conhece bem as variedades cultivadas no Brasil em razão de três anos vividos e trabalhados com vinícola do Nordeste. 

E o resultado desse trabalho é um Viognier diferenciado, com novidades em relação às safras de 2008, 2009 e 2011: um pequeno corte com a uva Chardonnay. Com uma produção limitada de apenas 1,2 mil garrafas, o vinho foi pensado levando em consideração as características do Brasil. “É ideal para o verão. Um branco bastante complexo, que hamoniza bem com peixes e frutos do mar, além de pratos mais leves”, explica Candelária.  O lançamento oficial do rótulo acontece em meados de janeiro e a vinícola já está aceitando encomendas.

Sobre a Campos de Cima
Propriedade familiar situada na região da Campanha gaúcha, a Campos de Cima teve seus primeiros vinhedos implantados entre os anos de 2002 e 2004. A primeira safra ocorreu em 2006, da uva Tannat, que gerou 5 mil garrafas de um vinho colocado no mercado em 2009. A vinícola cultiva ainda outras dez uvas (Ruby Cabernet, Chardonnay, Viognier, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec e Tempranillo). A venda é feita, quase que totalmente, direto ao consumidor pelo site www.camposdecima.com.br e os principais compradores estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Campos de Cima Viognier

Castas: Viognier e Chardonnay
Cor: amarelo claro com reflexos esverdeados
Aromas: Vinho equilibrado com notas florais a jasmim e violetas junto com notas cítricas a lima entre outros
Serviço: 8 a 10°C
Boca: Fruta intensa com acidez bem equilibrada
Harmonização: Acompanha bem peixes e frutos do mar
Produção: 1,2 mil garrafas
Preço: R$ 37,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário